Chamada de Trabalho X Reunião – Comunicação Oral e Pôster

Chamada de Trabalho X Reunião – Comunicação Oral e Pôster

X Reunião Anual da ABAVE
“Avaliação educacional no Brasil: o desafio da qualidade”

A ABAVE convida os interessados a enviarem resumos expandidos com resultados de suas atividades de pesquisa científica ou de execução de projetos de avaliação educacional para apresentação durante a X Reunião. Além de trabalhos relativos à temática do evento, a ABAVE também acolherá propostas que constituam relevante contribuição para o estado do conhecimento na área. Os autores poderão submeter seus trabalhos em duas categorias, Comunicação Oral ou Pôster, até 15 de fevereiro de 2019. Na categoria “Comunicação Oral” serão aceitos textos que apresentem pesquisas com conclusões parciais, ou pesquisas já finalizadas, abordando temáticas novas ou contribuições para atualizar aquelas já estabelecidas na área de avaliação educacional, e que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual e metodológico na análise. Na categoria “Pôster” serão aceitos trabalhos que apresentem projetos de pesquisa em andamento ou relatos de experiência nas diversas dimensões avaliativas. As propostas de comunicação oral e/ou pôsteres deverão ser enviadas em concordância com as normas e padrões definidos para a submissão, explicitadas a seguir.

Normas gerais

– Só serão considerados pelo Comitê Científico as comunicações orais e pôsteres com formato consoante às normas de formatação e envio constantes nesta chamada. Trabalhos que estiverem fora dos padrões solicitados serão desclassificados.
Não serão aceitos propostas de trabalhos com mais de 5 autores. Após a submissão dos trabalhos, fica VETADA ao participante a inclusão de novos autores ou mudanças na ordem de autoria.
– Pelo menos um dos autores do trabalho deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no evento. O pagamento da inscrição é condição para que o trabalho entre na programação da X Reunião. Associados da ABAVE terão desconto na inscrição.
– Autores que tiverem o trabalho aprovado e não comparecerem ao evento terão seus resumos expandidos publicados nos Anais, mediante autorização prévia, mas não receberão os certificados de apresentação de trabalho e de participação no evento.
– Os resumos expandidos dos trabalhos enviados pelos autores de pôsteres e comunicações orais serão publicados nos Anais logo após o evento, sendo facultada aos autores a possibilidade de declinar dessa publicação, desde que comunicada à secretaria da ABAVE até 31 de agosto de 2019. Solicitações posteriores não serão atendidas.
– O conteúdo dos trabalhos apresentados é de exclusiva responsabilidade dos autores.
– Cabe à Comissão Científica a possibilidade de remanejar o trabalho, a partir de critérios relacionados à natureza da pesquisa desenvolvida, como também por disponibilidade de espaço para alocação das sessões apresentação oral.
– Solicitamos aos interessados atenção aos prazos de submissão estabelecidos pela Diretoria. Após o fechamento da Plataforma, não serão consideradas solicitações de inscrição.

Normas de formatação e envio do Resumo Expandido

– Os propositores de Comunicações Orais e Pôsteres deverão submeter à avaliação resumos expandidos de suas comunicações, com extensão de 6 laudas, espaço 1,5, com fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,0 cm.
– Os textos deverão conter, obrigatoriamente, as seguintes seções: resumo; introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências, observadas as normas da ABNT.
– O trabalho deverá conter apenas o título no corpo do texto. NENHUMA informação de autoria deve ser inserida no arquivo do resumo expandido. Conjuntamente, deve-se submeter um segundo arquivo, que deverá conter APENAS as seguintes informações de identificação:
a) Título do trabalho
b) Nome do autor, acompanhado pela sigla da Instituição
c) Nome(s) do co/autor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver)
d) Agência ou Instituição Financiadora (quando houver)
– Os arquivos dos resumos expandidos devem estar todos no formato PDF e ser nomeados com o Sobrenome do primeiro autor seguido pelo nome, com underline entre eles, com a indicação de que se trata de uma comunicação “pôster” ou “oral”. Exemplo: Sobrenome_Nome_POSTER.pdf; Sobrenome_Nome_ORAL.pdf. Os arquivos com as informações de identificação devem ser nomeados com o Sobrenome do primeiro autor seguido de underline e da expressão “identificação”, como no exemplo: Sobrenome_identificação.pdf. Caso haja mais de um trabalho do mesmo autor, deverá ser colocado um numeral (1,2,…) ao final de cada arquivo. A Comissão Científica do VI CONBRATRI reserva-se o direito de desconsiderar para o processo de avaliação por pares os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações neste documento.

– A diretoria da ABAVE está disponibilizado um modelo do arquivo nos formatos Word identificado e não identificado.
Arquivo identificado
Arquivo sem identificação

Os dois arquivos devem ser enviados via plataforma EVEN no site http://www.even3.com.br/xabave.  Cabe à Comissão Científica a possibilidade de reclassificar o trabalho submetido na modalidade “oral” para a modalidade “pôster”, a partir de critérios relacionados à natureza da pesquisa desenvolvida, como também por disponibilidade de espaço para alocação das sessões de apresentação oral.

Critérios de avaliação:

1. Relevância, atualidade e contribuição da proposta para a área de estudo; 2. Clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação;
3. Consistência teórico-metodológica;
4. Pertinência e atualidade da bibliografia.

Datas relevantes:

20 de dezembro: Abertura da chamada para “Comunicações Orais” e “Pôsteres”.
15 de fevereiro: Data final para submissão de resumos expandidos, nas categorias “Comunicação Oral” e “Pôster”.
15 de maio: Divulgação do resultado final sobre os trabalhos aprovados. Início do período de inscrição no evento.

Para maiores informações, por favor, contate a Secretaria da ABAVE Telefone: (61) 2109-5852; e-mail: abave@abave.org.br

Por favor, ajudem a divulgar amplamente essa chamada,
A Diretoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *