IX Reunião Anual da ABAVE

IX Reunião Anual da ABAVE O Plano Nacional de Educação e a Avaliação – PNE A ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional, tem a honra em convidar a todos os interessados a se inscreverem, através do site www.abave.org.br, para participarem da sua IX Reunião, que será realizada no Hotel

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16 de agosto de 2017

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18 de agosto de 2017

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IX Reunião Anual da ABAVE
O Plano Nacional de Educação e a Avaliação – PNE

A ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional, tem a honra em convidar a todos os interessados a se inscreverem, através do site www.abave.org.br, para participarem da sua IX Reunião, que será realizada no Hotel Fiesta, em Salvador/BA, no período de 16 a 18 de agosto de 2017.

A escolha da temática “O Plano Nacional de Educação e a Avaliação” deveu-se ao fato de o atual Plano Nacional de Educação, aprovado em junho de 2014, constituir-se em um instrumento de apoio para o planejamento, execução e aprimoramento de políticas, programas e ações destinadas à garantia do direito de todos a uma educação de qualidade. Além de prever metas e estratégias para o ensino em todos os níveis, a serem executadas em um prazo de dez anos, o PNE prevê também a necessidade da avaliação e monitoramento constantes dessas metas.

A diversidade de objetivos, metas e estratégias que compõe o documento impõe diversos desafios à sua avaliação e constante monitoramento, que abarcam desde a necessidade de especificar critérios e padrões para a avaliação, que permitam aquilatar a evolução da educação nacional e indicar direções para seu aprimoramento, até a especificação de indicadores e instrumentos para monitorar os avanços em direção à consecução das metas propostas.

•Como devem ser feitos o acompanhamento, monitoramento e avaliação das metas do Plano?
•Já se dispõe dos indicadores necessários a essa avaliação e monitoramento?
•Se não, que novos indicadores e instrumentos avaliativos devem ser construídos?
•A informação já disponível tem sido bem utilizada para aquilatar a evolução das metas propostas no documento?
•É possível perceber, por meio da avaliação, que as ações e estratégias ensejadas pelo Plano estão dando os resultados esperados?
•Qual é o papel da avaliação e do monitoramento no redirecionamento e consolidação das políticas educacionais que buscam garantir a qualidade e equidade da educação e a consecução do direito à educação a todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros?

Estas e outras questões orientaram a organização, a seleção e a escolha das atividades com o propósito de que a IX Reunião da ABAVEseja um fórum privilegiado para a discussão dos aspectos relacionados ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação.

Esperamos por vocês.
Cordialmente

Joaquim José Soares Neto
Presidente da ABAVE

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