VIII Reunião da ABAVE

Avaliação em Larga Escala vem sendo discutida e realizada no Brasil há cerca de 25-30 anos, mas ganhou grande impulso nos últimos 20 anos quando, em 1995, se implementou em sua forma atual o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que, em 2007, deu origem ao IDEB (Índice de

Start

18 de agosto de 2015

End

21 de agosto de 2015

Address

Centro de Convenções Centro Sul - Florianópolis / SC   View map

Avaliação em Larga Escala vem sendo discutida e realizada no Brasil há cerca de 25-30 anos, mas ganhou grande impulso nos últimos 20 anos quando, em 1995, se implementou em sua forma atual o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que, em 2007, deu origem ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 1998, foi criado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Para o Ensino Superior, em 1996, foi instituído o Provão (Exame Nacional de Cursos), que em 2003, foi transformado no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Além dessas iniciativas nacionais, diversos estados e municípios também desenvolveram suas próprias avaliações.

Destaca-se a presença do Brasil em avaliações internacionais. O Brasil participa das avaliações da OREALC/UNESCO desde o início: 1997 (PERCE), 2006 (SERCE) e 2013 (TERCE). Além disso, a cada 3 anos, participa da avaliação da OCDE, o PISA, desde sua primeira edição no ano 2000.

Com os resultados das avaliações tivemos a possibilidade de olhar o processo educacional em sua complexidade e percebemos que muitos brasileiros não estavam tendo acesso pleno ao direito básico de aprender. Percebeu-se também a necessidade de criar uma base curricular comum que dialogasse com as avaliações.

Ao longo desse período, diversas mudanças foram introduzidas para aperfeiçoar a avaliação e, como resultado, o Brasil tem, atualmente, um dos sistemas de avaliações mais avançados da América Latina e colocou a avaliação como um dos pilares de sua política educacional.

Nos tempos atuais, com novas demandas e com uma configuração legal e de mobilização da sociedade brasileira até então não atingida, os novos tempos marcam a necessidade de discutir e analisar os ensinamentos, aprendizagens e tendências das avaliações, de forma a orientar os novos tempos da avaliação e da educação brasileira.

Sem dúvidas, a VIII Reunião da ABAVE será um fórum privilegiado para a discussão e convidamos todos a participar!

Saudações,

Diretoria da ABAVE, Comissão Científica e Comissão Organizadora

Inscrições Encerradas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *