As sementes da ABAVE foram plantadas em dezembro de 2001, durante um encontro entre acadêmicos e implementadores da avaliação educacional, em Salvador-Bahia, e começaram a brotar em um segundo momento, realizado na PUC-Rio, em abril de 2002.

Durante os anos de 2002 e 2003, discussões entre profissionais interessados na criação da Associação resultaram em uma proposta para seu estatuto.

Finalmente, em julho de 2003, foi disponibilizado um financiamento oriundo da Fundação Ford , permitindo o início dos trabalhos da ABAVE.

A primeira assembléia da ABAVE ocorreu durante o ANPAE – XXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, no dia 26 de novembro de 2003, em Recife.

Quem somos

A ABAVE é um espaço plural e democrático para o intercâmbio de experiências entre os acadêmicos e os implementadores da avaliação educacional. O que justifica a sua criação é o crescimento, nos últimos anos, do número de pessoas que lidam com a avaliação e que começam a vê-la como seu campo de atuação profissional, seja como pesquisadores ou como responsáveis pela condução das políticas de avaliação nos sistemas educacionais. Mais importante ainda, observa-se a disposição destes dois grupos de se relacionarem entre si para aprender e maximizar o potencial dos seus trabalhos a favor da melhoria da educação.

Principais Características

  • Associação de indivíduos, não de entidades.
  • Associação com base na pluralidade e multidisciplinaridade, aberta a todos com interesse em avaliação.
  • Associação de natureza científica, sem fins lucrativos.
  • Associação dirigida, com base em estatuto e regimento, por diretoria eleita pelos associados, por tempo determinado.

ATA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – ABAVE
PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL

Aos vinte e seis dias do mês de novembro do ano de 2003, reuniram-se os abaixo-assinados no Mar Hotel, na Rua Barão de Souza Leão, 451, Recife, Pernambuco, para discutir e aprovar o estatuto da Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE. A pauta de convocação da primeira assembléia geral incluiu quatro itens: a apresentação da proposta do estatuto, sua votação, a apresentação de uma comissão colegiada e provisória para as providências iniciais constitutivas e a indicação de nomes para a composição do conselho científico provisório. Ficou determinado que esta comissão e o conselho terão um mandato de um ano, a partir da data de hoje, ficando automaticamente renovado por igual período, caso não se concluam os trabalhos necessários no prazo acima previsto. Cabe a comissão provisória a elaboração do regimento, a convocação de eleição para a diretoria, a organização das questões legais e bancárias relativas ao registro da ABAVE, a abertura e recebimento de inscrições de associados e a divulgação de boletim eletrônico. A Comissão Provisória fica composta dos seguintes associados: Francisco Creso Junqueira Franco Júnior, brasileiro, portador da Carteira de Identidade no. 04.161.004-5, SSP-RJ, portador do CPF no. 469.000.477-34, ora indicado como Presidente; Alicia Maria Catalano de Bonamino, argentina, portadora da Cédula de Identidade de Estrangeiro W533132-T, portador do CPF no. 742.256.427-04; Lys Maria Vinhaes Dantas, brasileira, portadora da Identidade no. 17401/D, CREA-BA, portadora do CPF no. 268.038.955-72; Robert Evan Verhine, natural dos Estados Unidos, portador da identidade no. 6.833.091, portador do CPF no. 124.358.565-04. Cabe ao conselho científico provisório a definição das primeiras políticas científicas da ABAVE e a definição da política de relacionamento da ABAVE com outras instituições e associações.

Durante a primeira assembléia, a ABAVE foi apresentada e o estatuto lido. Após sua discussão, o estatuto foi aprovado por aclamação e esta ata assinada pelos membros da Comissão Provisória.

Recife, 26 de novembro de 2003

Nomes:
1 Francisco Creso Junqueira Franco
2 Alicia Maria Catalano de Bonamino
3 Lys Maria Vinhaes Dantas
4 Robert Evan Verhine