VI CONBRATRI

VI CONBRATRI

VI CONBRATRI – Métodos para Detecção de Fraudes em Testes

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) congrega, desde 2003, pesquisadores e profissionais dedicados ao desenvolvimento de pesquisas e propostas de avaliação educacional no território nacional. Constitui-se como um espaço plural e democrático para o intercâmbio de experiências e ideias sobre as diferentes dimensões da avaliação educacional.

A partir de 2013, além das Reuniões Anuais da ABAVE, a Associação incorporou às suas atividades oficiais a organização do CONBRATRI – Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item, originalmente criado e organizado pela comunidade de estatísticos brasileiros interessados no desenvolvimento e na divulgação da TRI em território nacional. Em sua 1ª edição o evento contou com 200 participantes e ao longo dos anos consolidou-se como importante evento da área, atraindo pesquisadores interessados não somente na TRI, mas também na discussão de métodos quantitativos aplicados à avaliação educacional.

Sensível a essa demanda, em sua 6ª Edição, que ocorrerá de 29 a 31 de agosto no Hotel Victory, em Juiz de Fora – MG, o CONBRATRI oficializa a ampliação de seu escopo, passando a se denominar VI CONBRATRI – Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação.

Para inaugurar essa nova fase, o tema escolhido para a edição de 2018 é Métodos para Detecção de Fraudes em Testes. Testes avaliativos são amplamente aplicados na área educacional e em processos de seleção e de certificação. Seus resultados são utilizados para diversos fins: selecionar profissionais para cargos públicos e estudantes para universidades, avaliar as instituições de ensino, conceder bolsas de estudo ou empréstimo estudantil e graus de certificação, dentre outros. Assim, esse tipo de teste com alto impacto social atrai fraudadores que buscam alterar os resultados por diversos meios para beneficiar indevidamente grupos específicos. Diante disso, pesquisas envolvendo técnicas estatísticas estão sendo amplamente realizadas para detectar possíveis fraudes em testes. O objetivo do VI CONBRATRI é discutir as possibilidades e limites dessas técnicas estatísticas, visando ao aprimoramento dos processos de avaliação, seleção e certificação, garantindo sua excelência, validade e fidedignidade.

Além das conferências e minicursos relativos à temática do Congresso, o VI CONBRATRI contará, em sua programação, com comunicações orais e sessão de pôsteres sobre métodos quantitativos em avaliação, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Cordialmente,
A Diretoria da ABAVE

Datas importantes:

15/04/2018: Início das submissões
15/05/2018: Término de submissões
01 de julho: Divulgação dos trabalhos aprovados
29 a 31 de agosto: Realização do evento

Clique aqui para acessar o site oficial do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *