A partir de 2013, além das Reuniões Anuais da ABAVE, a Associação incorporou às suas atividades oficiais a organização do CONBRATRI - Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item, originalmente criado e organizado pela comunidade de estatísticos brasileiros interessados no desenvolvimento e na divulgação da TRI em território nacional. Em sua 1ª edição o evento contou com 200 participantes e ao longo dos anos consolidou-se como importante evento da área, atraindo pesquisadores interessados não somente na TRI, mas também na discussão de métodos quantitativos aplicados à avaliação educacional.
Sensível a essa demanda, em sua 6ª Edição, que ocorrerá de 29 a 31 de agosto no Hotel Victory Business, em Juiz de Fora – MG, o CONBRATRI oficializa a ampliação de seu escopo, passando a se denominar VI CONBRATRI – Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação.
Para inaugurar essa nova fase, o tema escolhido para a edição de 2018 é Métodos para Detecção de Fraudes em Testes.
Testes avaliativos são amplamente aplicados na área educacional e em processos de seleção e de certificação. Seus resultados são utilizados para diversos fins: selecionar profissionais para cargos públicos e estudantes para universidades, avaliar as instituições de ensino, conceder bolsas de estudo ou empréstimo estudantil e graus de certificação, dentre outros. Assim, esse tipo de teste com alto impacto social atrai fraudadores que buscam alterar os resultados por diversos meios para beneficiar indevidamente grupos específicos. Diante disso, pesquisas envolvendo técnicas estatísticas estão sendo amplamente realizadas para detectar possíveis fraudes em testes. O objetivo do VI CONBRATRI é discutir as possibilidades e limites dessas técnicas estatísticas, visando ao aprimoramento dos processos de avaliação, seleção e certificação, garantindo sua excelência, validade e fidedignidade.
Além das conferências e minicursos relativos à temática do Congresso, o VI CONBRATRI contará, em sua programação, com comunicações orais e sessão de pôsteres sobre métodos quantitativos em avaliação, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.
A ABAVE irá disponibilizar, sem ônus extra ao participante, o transporte entre o aeroporto do Galeão e Juiz de Fora, ida e volta. O interessado deverá solicitar até 23/08/2018.
Ida para a cidade de Juiz de Fora partindo do Aeroporto do Galeão para o Hotel Victory Business em Juiz de Fora:
28/08/2018: no período noturno.
29/08/2018: no período matutino.
E no final do evento, do Hotel Victory Business(Juiz de Fora) para o Aeroporto do Galeão:
31/08/2018: no período vespertino.
29 DE AGOSTO | 30 DE AGOSTO | 31 DE AGOSTO |
07h00 às 09h00 Credenciamento |
07h00 às 09h00 Credenciamento |
09h00 às 10h00 Conferência 4 – Ernesto San Martin |
09h00 às 10h30 Minicurso1: James Wollack |
09h00 às 10h30 Conferência de Abertura – James Wollack |
10h00 às 11h00 Conferência 5 – Heliton Ribeiro Tavares |
10h30 às 11h00 Coffee Break |
10h30 às 11h00 Coffee break |
11h00 às 11h30 Coffee break |
11h00 às 12h30 Minicurso1: James Wollack |
11h00 às 12h20 Comunicação Oral 1 (4 trabalhos) |
11h30 às 12h30 Conferência de encerramento – Flávio Cunha |
12h30 às 14h00 ALMOÇO |
12h20 às 14h00 ALMOÇO / Reunião de diretoria |
12h30 às 13h30 Assembleia e encerramento do evento |
14h00 às 15h30 Minicurso1: James Wollack Minicurso 2: José Francisco Soares |
14h00 às 15h00 Conferência 2 – Ernesto San Martin |
|
15h30 às 16h00 Coffee Break |
15h00 às 16h00 Conferência 3 – Jacob Arie Laros |
|
16h00 às 17h30 Minicurso1: James Wollack Minicurso 2: José Francisco Soares |
16h00 às 16h30 Coffee Break |
|
17h30 às 18h00 Abertura do Evento |
16h30 às 18h50 Comunicação Oral 2 (7 trabalhos) |
|
18h00 às 18h30 Posse da Diretoria 2018-2020 |
20h00 às 22h00 Jantar por adesão |
|
18h30 às 20h30 Sessão de Pôsteres Queijos e vinhos |
PACOTE DE BEBIDAS
Água mineral, refrigerante (Guaraná e Coca-cola, comum e zero), suco de frutas (1 opção) e cerveja Brahma.
BUFFET
ENTRADA: pães artesanais, geléias e patês.
SALADAS: Salada Verde, Salada Waldorf, Vinagrete de frutas e torradinhas.
PRATOS PRINCIPAIS: Escalope de alcatra ao molho de mostarda Dijon, filé de frango grelhado ao pesto de manjericão, arroz com tomate cereja, risoto de funghi e batatas douradas.
SOBREMESAS: Salada de frutas e torta de bombom.
Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação
Métodos para Detecção de Fraudes em Testes
LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS
TRABALHO | AUTORES | MODALIDADE |
A isenção da taxa de inscrição no ENEM promove subnotificação da renda familiar? | Adolfo Samuel de Oliveira,,Gabriela Thamara de Freitas Barros,Adriano Souza Senkevics | Pôster |
Análise da estrutura interna do ENEM com foco em Ciências Naturais | Rodrigo Travitzki,Ricardo Primi | Pôster |
Análise do Exame Nacional do Ensino Médio via Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item | Leandro Araujo de Sousa,Levi Franklin,Jose Airton de Freitas Pontes Junior,Nicolino Trompieri Filho | Pôster |
Análise do impacto da dificuldade dos cadernos na proficiência dos alunos através do uso da Modelagem Rasch Mutifacetas | Wellington Silva,Neimar da Silva Fernandes,Joaquim José Soares Neto,Alicia Bonamino | Comunicação Oral |
Análise dos Dados Sobre Gestão Democrática nas Escolas Públicas do Distrito Federal a Partir dos Dados da Avaliação Institucional Equipe Gestora 2016 | Simone Cerveira de Castro | Pôster |
Avaliação de modelos da TRI com base na distância de Bhattacharya | Helen Indianara Seabra Gomes,Raul Matsushita,Heliton R. Tavares | Pôster |
Certificação do princípio da invariância no modelo TRI de 3 parâmetros para diferentes amostras de calibração | Vanessa de Freitas Santos,Numiá Freitas Gomes,Ana Carolina Fernandes Dias | Pôster |
Como os escores do ENEM são atribuídos pela TRI? | Ricardo Primi,Airton A. Cicchetto | Comunicação Oral |
Comparação das Estimativas das Proficiências por diferentes métodos de Estimação | Nayara Negrão Pereira,Adriano Ferreti Borgatto,Heliton Ribeiro Tavares,Natalia Noronha Barros | Pôster |
Comportamento da distribuição da transformada Pi(?) da variável latente ? da TRI segundo diferentes configurações de itens | Paulo Germano Sousa,Robinson Ortega,Heliton R. Tavares | Pôster |
Construção e interpretação de uma escala para detecção de problemas no clima escolar utilizando-se Modelo de Crédito Parcial | Neimar da Silva Fernandes,Wagner Rezende,Luiz Vicente Fonseca Ribeiro,Wellington Silva | Pôster |
Criação de uma escala de qualidade de vida relacionada à saúde: uma aplicação em alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis | Pablo Magno da Silveira,Kelly Samara da Silva,Gabrielli Thais de Mello,Adriano Ferreti Borgatto | Pôster |
Efeito de Posição na Dificuldade dos Itens do ENEM | Levi Franklin,Leandro Araujo de Sousa | Pôster |
Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática no ensino fundamental | Daniel Abud Seabra Matos,Érica Castilho Rodrigues,Walter Lana Leite | Comunicação Oral |
Efeito Longitudinal de um Indicador da Gestão Municipal em Segurança Pública e Acesso à Justiça | Arielson Pompeu Furtado Monteiro,Maria Regina Madruga Tavares,Heliton Ribeiro Tavares,Ana Regina Guimarães de Souza Pimenta | Pôster |
Elaboradores e revisores de itens na gestão e gerenciamento da construção de Avaliações Médicas: uma análise dos exames de RM do HCFMRP USP de 2015 a 2017. | Regina Albanese,Alexandra Waltrick Russi,Marcos de Carvalho Borges,Valdes Roberto Bollela | Pôster |
Ensino Médio Inovador: uma análise acerca dos resultados do RJ em 2015 | Angelo Damaceno Hottz; Clécio da Silva Ferreira | Pôster |
Escala De Propensão À Evasão Estudantil em Cursos De Graduação | Jeovani Schmitt,Dalton Francisco de Andrade | Comunicação Oral |
Estimação dos graus de Insegurança Alimentar no Brasil: aplicação do Modelo Rasch à PNAD 2013. | Etienne Pereira da Silva,Alinne de Carvalho Veiga,Djalma Galvão Carneiro Pessoa | Pôster |
Estimação no Modelo Logístico de 5 Parâmetros | Thiago C. Guimarães,Heliton R. Tavares,Alice Nabiça Moraes | Pôster |
Estudo de Caso: Detecção de Fraude no ENEM 2016 no Piauí usando Métodos Estatísticos | Carlos Henrique Viali | Comunicação Oral |
Fatores associados em diferentes percentis da distribuição de proficiências do Saeb 2015, Língua Portuguesa, 9º ano | Pedro Alberto Barbetta,Dalton Francisco de Andrade,Heliton R. Tavares | Pôster |
Fatores socioeconômicos associados à proficiência obtida em matemática nas provas do SAEB 2015: uma aplicação dos GAMLSS | Luiz Ricardo Nakamura,Yohana Taise Hoffmann,Adriano Ferreti Borgatto | Pôster |
Funcionamento Diferencial do Item no Modelo Multidimensional da TRI: Uma Abordagem Bayesiana | Fadua Jorbelha Caldas Ferreira Antonio,Maria Regina Madruga Tavares,Heliton R. Tavares | Comunicação Oral |
Impacto do turno da aula na performance acadêmica de estudantes de cálculo | Augusto Carvalho Souza,Bruno Rodrigues,Angela Melo Coelho | Pôster |
Impacto Longitudinal no Processo de Equalização da Escala do SAEB | Thamara Rúbia Almeida De Medeiros,Maria Regina Madruga Tavares,Heliton Ribeiro Tavares | Pôster |
Indicador da Qualidade da Saúde do Escolar: uma aplicação do Modelo de Resposta Gradual da TRI | Sheyla Maria Tavares E Tavares,Maria Regina Madruga Tavares,Heliton Ribeiro Tavares,Miguel Monteiro De Souza | Pôster |
Medidas de fraudes na Prova Brasil e suas associações a` responsabilização | Eduardo Rodrigues Capocchi | Comunicação Oral |
Mensurando o Capital Econômico com Complex Mokken | Marcia Santos Andrade | Pôster |
Modelo Linear do Efeito-Posição do Item via Estimação Bayesiana na TRI | Shirlaine Moraes E Souza,Maria Regina Madruga Tavares,Heliton R. Tavares | Comunicação Oral |
Não-Respostas Intencionais na Teoria da Resposta ao Item | Helen Indianara Seabra Gomes,Raul Matsushita | Pôster |
O Comportamento da Função Diferencial do Item Diante de Diferentes Grupos de Discentes na Prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio | Francisco Fialho Guedes Ferreira,Paulo Germano Sousa,Heliton R. Tavares | Pôster |
O estimador Swap para proficiências em modelos da TRI | Thiago Ferreira Miranda,Heliton R. Tavares,Miguel Monteiro de Souza,Yuri Freitas Cordovil | Pôster |
Proposta de correção de viés na obtenção dos parâmetros dos itens de Matemática e suas tecnologias na prova do Enem 2016 | Rodrigo de Souza Bortolucci,Nayara Negrão Pereira | Pôster |
Que fatores diferenciam as escolas de anos finais do ensino fundamental que se destacam em áreas pobres do Brasil? | Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave,Ernesto Martins Faria,Bruna Alves | Pôster |
Resultados que fazem a diferença – SAEP | Edy Célia Coelho,Katya Aparecida de Carvalho Prust,Gianna Torrens,Marileusa Araujo Siqueira | Pôster |
Testes Adaptativos Computadorizados: calibração online de novos itens | Júlio César Gomes Fonseca,Cibele Queiroz da Silva | Pôster |
Time series and multilevel modeling for longitudinal item response theory data | Caio Lucidius Naberezny Azevedo,Dalton Francisco de Andrade,Jean-Paul Fox | Pôster |
Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica | Eder Alencar Silva,Lisbeth Kaiserlian Cordani | Pôster |
Tucker Equating: questioning current assumptions and suggesting alternatives | Jorge González | Comunicação Oral |
Uma proposta de indicador de infraestrutura escolar para o Ensino Médio | Elianice Silva Castro,Joaquim José Soares Neto | Comunicação Oral |
Uma Proposta de Ordenação de Periódicos Científicos via Teoria da Resposta ao Item | Suelio Alves de Moura,Júlio César Gomes Fonseca,Cibele Queiroz da Silva | Pôster |
Usabilidade do Software AGDATA-BOX utilizando a Teoria da Resposta ao Item | Valter Rodrigo Ekert,Silvana Ligia Vincenzi | Pôster |
Uso da teoria de resposta ao item (TRI) na avaliação do saber discente em cálculo | Denilson Junio Marques Soares,Talita Emidio Andrade | Pôster |
Uso de Regressão Isotônica na Escolha de Itens em Testes Adaptativos Computadorizados | Alfredo Moreira Salgado,Antonio Eduardo Gomes,Dalton Francisco de Andrade | Comunicação Oral |
Utilização de bases clones no processo de equalização por meio da TRI | Alexandre Jaloto,Adriano Ferreti Borgatto | Pôster |
Validade e confiabilidade de instrumentos de medida na administração: a TRI como proposta metodológica | Ailton Corecha de Souza,Heliton R. Tavares,Sérgio Castro Gomes | Pôster |
A Diretoria,
Para maiores informações, por favor, contate a Secretaria da ABAVETelefone: (61) 2109-5852; e-mail: abave@abave.org.br
Para ter acesso ao desconto negociado para o evento é necessário no ato da incrição citar o nome do evento.
HOTEL NOBILE EXPRESS JUIZ DE FORA
Avenida Presidente Itamar Franco, 570 - centro
Juiz de Fora | MG - Cep. 36.010.020
Telefone: (032) 3512-3100
E-mail: reservas.nejf@nobilehoteis.com.br
VALIDADE DA TARIFA: 28/08 a 01/09/2018
Apartamentos | Tarifa Acordo Single | Tarifa Acordo Double |
Superior | R$ 115,00 | R$ 135,00 |
Luxo | R$ 165,00 | R$ 185,00 |
Taxa: 5% de ISS + R$ 1,50 da taxa de turismo por dia. |
VICTORY BUSINESS
Avenida Presidente Itamar Franco, 1850, São Mateus – Juiz de Fora – MG
Telefone (32) 3249 – 1851 ou 3249 – 1853
E-mail: centraldereservas@victoryhoteis.com
VALIDADE DA TARIFA: 28/08 a 01/09/2018
Apartamentos | Tarifa Acordo Single | Tarifa Acordo Double | Tarifa Triple |
Luxo | R$ 139,00 | R$ 164,00 | R$ 204,00 |
Luxo com Varanda | R$ 209,00 | R$ 239,00 | Não possui acomodação nesta categoria |
Suíte | R$ 259,00 | R$ 289,00 | R$ 329,00 |
Taxa: 10% de TXJF + 5% de ISS + R$ 1,50 da taxa de turismo por dia. |
Ernesto San Martín is Full Professor at the Faculty of Mathematics, Pontificia Universidad Católica de Chile and Invited Professor at the Economics School of Louvain, Université catholique de Louvain, Belgium. His research interests focus on the statistical modeling of social phenomena, especially in education. Examples of his research are the following: identifiability in psychometric model construction; school effectiveness and value-added models; credible evaluations of educational public policies; learning spaces and classroom diversity. This research, mainly developed at the Interdisciplinary Laboratory of Social Statistics (LIES), is pursuit through scientific collaborations with psychologists, educational scientists and mathematicians. | |
Flávio Cunha is a Professor of Economics at Rice University, a Research Associate at the Population Studies Center at the University of Pennsylvania, a Faculty Research Fellow at the National Bureau of Economic Research, and a Research Associate at Rede de Economia Aplicada. He received his MSc in Economics from Fundação Getúlio Vargas in Rio de Janeiro and his PhD in Economics from the University of Chicago. Cunha’s teaching and research fields are labor economics and economics of education. His areas of expertise are labor economics with special emphasis on human capital formation. He was recently awarded the Econometric Society's Frisch Medal for "Estimating the Technology of Cognitive and Noncognitive Skill Formation" a paper published in Econometrica that he wrote with Dr. James Heckman and Dr. Susanne M. Schennach. | |
Heliton Ribeiro Tavares possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado na University of Florida (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem e Análise de Dados Educacional, atuando principalmente em Teoria da Resposta ao Item, voltada para Avaliação Educacional, recebe a maior dedicação do pesquisador. Na UFPA foi Diretor do DERCA/CIAC e Diretor de Planejamento. No INEP/MEC foi Coordenador-Geral de Instrumentos e Medidas e Diretor de Avaliação da Educação Básica (2008-2010), Avaliador de Cursos e de Instituição da Educação Superior (2007-2011). Compõe a coordenação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010-2017) e é Consultor para implantação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE 2013-2017) junto à Seduc/BID. É Coordenador do Laboratório de Avaliação e Medidas (LAM/UFPA). É membro Titular da Academia Paraense de Ciências. | |
Jacob Arie Laros possui PhD em Psicologia desde 1991 pela Rijksuniversiteit Groningen (RUG - University of Groningen, The Netherlands). Pesquisador entre 1991 e 1995 no Instituto de Psicologia da RUG. Atualmente, é professor associado IV no Instituto de Psicologia da UnB. É coordenador do laboratório META (Métodos e Técnicas de Avaliação) e autor de dois testes não-verbais de inteligência: o SON-R 2-8 para crianças de 2 até 8 anos e o SON-R 6-40 para pessoas entre 6 e 40 anos. É coordenador desde 2012 do Grupo de Trabalho (GT) Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica, Avaliação dos Traços de Personalidade e Avaliação de Programas Educacionais e Sociais. Tem experiência nos seguintes tipos de análises: Modelagem por Equações Estruturais, Análise Multinível, Análise de itens usando TRI, Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória e Análise de Regressão Múltipla. | |
James A. Wollack is a Professor of Educational Psychology at the University of Wisconsin-Madison, and the Director of Testing & Evaluation Services and the Center for Placement Testing. Wollack's scholarly interests include test security, test construction, and item response theory. He is a contributor to the 4th edition of Educational Measurement (2006) and is co-editor of the Handbook of Test Security (2013, with J. Fremer) and the Handbook of Quantitative Methods for Detecting Cheating on Tests (2017, with G. Cizek). He has published numerous journal articles and book chapters, is a frequent presenter at national and international conferences, and regularly offers workshops and seminars on detection of cheating, test security, test administration, and best practices in testing. | |
O professor José Francisco Soares, é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem doutorado em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. Foi o primeiro presidente eleito da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), tendo recebido sua homenagem especial em 2011. Em 2012 recebeu o prêmio Bünge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. De fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação, tendo sido um dos relatores da BNCC. É também membro do Conselho Consultivo do INEE – Instituto de Evaluacion Educativa do México. Sua atuação acadêmica está concentrada na área Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, e Políticas Educacionais, com ênfase em medidas de resultados educacionais e cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico brasileiras e cálculo de desigualdades educacionais. |