SOBRE O EVENTO

Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988, por meio do artigo 206, inciso VII, inseriu, na agenda das políticas públicas educacionais, a preocupação com a “garantia de padrão de qualidade” como um dos princípios que orientam a educação no Brasil, constituindo um avanço na consolidação de um direito social fundamental. Neste contexto, a avaliação educacional, em suas múltiplas dimensões, caracteriza-se como ferramenta fundamental para o monitoramento e análise dos processos educativos, possibilitando seu aprimoramento e a consequente busca pela garantia da qualidade do ensino.

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), criada em 2003, tem se constituído como fórum de discussão entre pesquisadores e profissionais dedicados ao desenvolvimento de pesquisas e propostas de avaliação educacional e comprometidos com a melhoria da educação em território nacional. Nos diversos encontros já organizados pela Associação, os temas discutidos dialogaram com o princípio constitucional do direito à educação de qualidade.

No entanto, após 30 anos da promulgação da Constituição, surge a necessidade de redimensionar o desafio da qualidade, considerando os avanços e limites das políticas públicas que têm sido propostas visando à melhoria da educação em seus diversos níveis.

Em sua X Reunião, a proposição do tema “Avaliação Educacional no Brasil: o desafio da qualidade”, objetiva atualizar o debate da qualidade na Educação Básica e Superior, tendo como foco as discussões em três eixos: as relações entre currículo e avaliação, por meio do debate acerca das implicações da BNCC, recém-aprovada, para as avaliações em larga escala; a qualidade da educação profissional e os desafios de qualidade postos ao Ensino Superior no Brasil.

Além das conferências, a X Reunião da ABAVE contará, em sua programação, com minicursos e apresentações de trabalhos e pôsteres, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, interessados em avaliação educacional.

Convidamos a todos os interessados nos desafios a serem enfrentados atualmente na busca pela qualidade educativa, a participar da X Reunião da ABAVE, a realizar-se em São Paulo, na última semana de 28 a 30 de agosto de 2019, no Centro de Convenções da Câmara Americana de Comércio.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO COMPLETA | MEETING PROGRAM

28 DE AGOSTO 29 DE AGOSTO 30 DE AGOSTO

07h00 ás 08h00
Credenciamento

   
08h30 às 10h00
Minicursos e Oficinas

08h00 às 10h00
Mesas Redondas

08h00 às 10h00
Mesas Redondas

10h00 às 10h30
Coffee Break
10h00 às 10h30
Coffee Break
10h00 às 10h30
Coffee Break
10h30 às 12h00
Minicursos e Oficinas

10h30 às 12h00
Sessão de Comunicações Orais

10h30 às 12h00
Sessão de Comunicações Orais

12h00 às 13h00
Almoço
12h00 às 13h00
Almoço
12h00 às 13h00
Almoço

13h00 às 16h00
Minicursos e Oficinas

13h00 às 14h30
Conferência
Qualidade, equidade e justiça: princípios educativos para a superação das desigualdades escolares | Fábio Domingues Waltenberg (UFF)

13h00 às 14h00
Assembleia da ABAVE

 

 

14h30 às 16h00
Sessão Especial
Medição das desigualdades educacionais no Brasil: desafios e propostas

14h00 às 15h00
Painéis de pesquisas

   

15h00 às 16h00
Sessões-conversa

16h00 às 16h30
Coffee Break
16h00 às 16h30
Coffee Break
16h00 às 16h30
Coffee Break
16h30 às 18h00
Sessão de pôsteres

16h30 às 18h30
Mesas Redondas

16h30 às 18h30
Mesas Redondas

18h00 às 18h30
Lançamento de livros
   
18h30 às 19h30
Cerimônia de abertura
18h30 ás 20h30
Sessão de Homenagem
Homenageadas: Lina Kátia Mesquita de Oliveira (CAEd/UFJF) e Maria Inês Fini (F&F Educare)

18h30 às 19h30
Conferência de Encerramento
Early childhood education assessment and quality assurance: the Australian experience | Perry Campbell (ACECQA)

19h30 às 20h30
Conferência de abertura
Integrating Learning, Cognitive and Assessment Theories for Creating Measures of Complex Skills | Luis Saldivia (ETS)

  19h30 às 20h00
Encerramento do evento
20h30 às 22h00
Coquetel
20h30 às 22h00
Jantar por adesão

CARDÁPIO
Salada de cenoura ralada com passas, azeite e orégano
Salada de tomate com cebola roxa
Capeletti de queijo com molho de tomate e manjericão
Ravióli ao limone
Risoto de queijo
Filé de frango ao molho de ervas
Picadinho de carne com champignon

SOBREMESA
Fruta da estação
Manjar de coco com calda de morango
Brigadeirão de chocolate

BEBIDAS
Água mineral
Refrigerante normal/diet
Suco
Vinho Tinto

 

CHAMADA DE TRABALHOS

X REUNIÃO DA ABAVE
Avaliação Educacional no Brasil: "O DESAFIO DA QUALIDADE"

LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS

CLIQUE AQUI para baixar o modelo da Apresentação Oral | CLIQUE AQUI para baixar as orientações gerais

TRABALHO AUTORES MODALIDADE
Utilização da modelagem Rasch Multifacetas (MFRM) para correção de redações Wellington Silva (PUC-Rio/ Caed/UFJF), Alicia Bonamino (PUC-Rio), Joaquim José Soares Neto (UnB) Comunicação Oral
Análise da relação entre a autoeficácia docente e variáveis contextuais relacionadas aos professores Adriana Raquel Morales (Centro Universitário Adventista), Girlene Ribeiro de Jesus (UnB),Francislê Neri de Souza (Universidade de Aveiro) Comunicação Oral
Codemaster: um modelo de avaliação do pensamento computacional na Educação Básica através da análise de código de linguagem de programação visual Nathalia da Cruz Alves (UFSC), Christiane Anneliese Gresse von Wangenheim (UFSC), Jean Hauck (UFSC), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC), Dalton Francisco de Andrade (UFSC) Comunicação Oral
Relação entre infraestrutura, desempenho e reprovação escolar Flavia Pereira Xavier (UFMG), Maria Teresa Gonzaga Alves (UFMG), Túlio Silva de Paula (UFMG), Cecília Coutinho de Miranda (UFMG) Comunicação Oral
A avaliação da fluência em leitura no Pmalfa 2018: descrição e resultados de uma experiência inédita no Brasil Wagner Silveira Rezende (CAEd/UFJF), Luiz Vicente Fonseca Ribeiro (CAEd/UFJF), Ana Luisa Marlière Casela (CAEd/UFJF), Naira da Costa Muylaert Lima (PUC-Rio) Comunicação Oral
O processamento da avaliação padronizada utilizando o software CHIC: uma releitura dos resultados e a reflexão sobre a elaboração de novos instrumentos Thiago Fernando Ferreira Costa (NTA-SME/SP), Lenir Morgado da Silva (NTA-SME/SP), Claudio Maroja (NTA-SME/SP), Marcelo Rivelino Rodrigues (NTA-SME/SP), Fábio Oliveira Silva (EMEF-SME-SP) Comunicação Oral
Rotatividade docente na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro Marcela Cunha (IFRJ) Comunicação Oral
First two years in school: a preliminary analysis of the impact of preschool and early childhood provision on children´s development in Rio de Janeiro Tiago Lisboa Bartholo (UFRJ), Mariane Campelo Koslinski (UFRJ), Felipe Macedo de Andrade (UFRJ) Comunicação Oral
Evidências de validade de conteúdo da Provinha Brasil de leitura Clara Machado da Silva Alarcão (Inep), Girlene Ribeiro de Jesus (UnB) Comunicação Oral
Ambiente familiar e proficiência escolar: o papel das habilidades socioemocionais Marcos Paulo Cambrainha da Costa (FEARP/USP), João Pedro Souza Lavinas (FEARP/USP), Daniel Domingues dos Santos (FEARP/USP) Comunicação Oral
A formação de professores para avaliação da leitura no processo de alfabetização: uma experiência a partir da construção de um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) Ocimar Munhoz Alavarse (Feusp), Érica Maria Toledo Catalani (Feusp), Ailton Carlos Santos (Feusp), Thiago Fernando Ferreira Costa (Feusp e SME-SP) Comunicação Oral
Taxonomia de Bloom e níveis do pensamento químico: uma análise dos descritores de Química presentes na matriz do PAEBES Andréia Francisco Afonso (CAEd/UFJF), Ana Carolina Araújo da Silva (CAEd/UFJF), Rita de Cássia Reis (CAEd/UFJF), Juliana Vicini Florentino (CAEd/UFJF) Comunicação Oral
Mindset e Expectativas: a influência de teorias de inteligência sobre a qualidade educacional Vinícius Godoy Princiotti (FEARP/USP), Leonardo de Vitto (ESALQ), Daniel Santos (FEARP/USP), Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave (FEARP/USP) Comunicação Oral
Avaliações da Educação Infantil em municípios paulistas: caracterização Cláudia Oliveira Pimenta (FCC) Comunicação Oral
A evolução do desempenho dos alunos da Fundação Bradesco e sua constatação em uma avaliação internacional no ano de 2017 Nilma Fontanive (Fundação Cesgranrio), Suely da Silva Rodrigues (Fundação Cesgranrio),Leandro Lins Marino (Fundação Cesgranrio), Ana Lúcia Deláscio (Fundação Bradesco),Amanda Glasser Natal (Fundação Cesgranrio) Comunicação Oral
Entre a casa e a pré-escola: onde começa a qualidade? Renata Correa Gomes (UFRJ), Blenda Luize Chor Rodrigues (UFRJ) Comunicação Oral
Um estudo da precisão das medidas do Enem Tufi Machado Soares (UFJF) Comunicação Oral
Informações, habilidade e evasão: evidências para o Ensino Superior Juliana Lago dos Santos (UFBA), Claudia Malbouisson Andrade (UFBA), Lilia Carolina Carneiro Da Costa (UFBA) Comunicação Oral
Prova Brasil: uma análise da complexidade cognitiva de itens de matemática por meio da Taxonomia SOLO Solange Maria Mol (UFOP), Daniel Abud Seabra Matos (UFOP) Comunicação Oral
Modos de pensar: estudantes, professores e a influência da teoria de inteligência sobre resultados educacionais Tássia Cruz (EPPG/FGV), Tonia Casarin, Eduardo Sá, Juliana Portella (EBAPE/FGV), Bernardo Andretti (EBAPE/FGV) Comunicação Oral
Escala para avaliar a gestão escolar democrática na rede estadual de ensino de Santa Catarina com o uso da Teoria da Resposta ao Item Maristelee Barbosa de Oliveira (SED/SC), Silvana Ligia Vincenzi (UFSC), Lizandra da Silva Menegon (UFSC), Dalton Francisco de Andrade (UFSC), Sandra Mara Cardoso (SED/SC) Comunicação Oral
Eficácia escolar nos anos finais do ensino fundamental: um estudo longitudinal nas regiões Norte e Nordeste (2011 – 2015) Maria Eugénia Ferrão (UBI e CEMAPRE), Gabriela Thamara de Freitas Barros (Inep), Alvana Maria Bof (Inep), Adolfo Samuel de Oliveira (Inep) Comunicação Oral
Percepções e práticas dos professores frente ao modelo de avaliação adotado no município do Rio de Janeiro Andréa Baptista de Almeida (UFRJ), Diana Cerdeira (UERJ), Rodrigo Rosistolato (UFRJ) Comunicação Oral
Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do PISA Andriele Ferreira Muri Leite (UNIR), Alicia Bonamino (PUC-Rio), Tufi Machado Soares (UFJF) Comunicação Oral
Estratificação horizontal da educação superior no Brasil Flavio Carvalhaes (UFRJ), Carlos Antônio Costa Ribeiro (IESP/ UERJ) Comunicação Oral
Monitoramento da Educação Integral no Brasil: uma proposta a partir de múltiplas dimensões de qualidade Adriana Bauer (FCC), Rafael Palhares (SME/SP), Emanuel Pinheiro Jr. (EMEF SME/SP) Comunicação Oral
O Saresp e sua relação com as políticas de avaliação dos municípios paulistas Paulo Henrique Arcas (UFLA) Comunicação Oral
Em busca da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica: sistemas de avaliação do SENAI Daniel Monteiro da Silva (Senai-SP), Rita de Cássia Oliveira da Silveira (Senai-SP) Comunicação Oral
Construção de uma escala de equidade de gênero por meio da TRI Raquel da Cunha Valle (FCC), Sandra Unbehaum (FCC), Thais Gava (FCC) e Amélia Artes (FCC) Comunicação Oral
Avaliação da cobertura do currículo no Brasil e seu impacto sobre a igualdade de oportunidades Lara Elena Ramos Simielli (FGV/EAESP) Comunicação Oral
Instrumentos de pesquisa de práticas pedagógicas de docentes de uma instituição de educação profissional Anderson Córdova Pena (Senac/DN), Paula Jatahy (Senac/DN), Thuany Aguiar (Senac/DN), Solange Kanso (Senac/DN) Comunicação Oral
Educação Infantil e seus impactos sobre o desenvolvimento infantil: uma avaliação aplicada a redes municipais do Nordeste Rafael de Sousa Camelo (Instituto Plano CDE) Comunicação Oral
Applying Test Equating Methods Using R Jorge González Minicurso
Avaliação da qualidade da Educação Infantil no Brasil: concepções teórico-metodológicas e desafios para políticas educacionais Maria Luiza Rodrigues Flores,Sandra Zákia Sousa e Cláudia Oliveira Pimenta Minicurso
Avaliação Sistêmica de Programas: conceitos e instrumentos para promoção da qualidade na educação Paulo de Martino Januzzi Minicurso
Como monitorar a qualidade educacional utilizando os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA Denise Cristina Corrêa da Rocha Minicurso
Desigualdade no Brasil - um retrato a partir dos recortes da educação e da renda Victor Maia Senna Delgado Minicurso
Geração Automática e Modelagem de Dificuldade de Itens Carlos Eduardo Mathias Motta Minicurso
How to Improve Educational Public Policy Evaluation Trinidad González e Ernesto San Martin Minicurso
Introdução aos grafos causais com aplicações em dados educacionais Augusto Carvalho Souza e Angela Melo Coelho Minicurso
O Desafio da Qualidade no Ensino Superior Privado por Meio da Avaliação por Competências Ana Paula Moraes da Silva Maccafani, Carolina Furlanetto de Mello, Fernanda Migliorança e Mariana Coralina do Carmo Minicurso
MELQO-BR: novos horizontes na avaliação da qualidade da educação infantil Daniel Santos,Alejandra Velasco,Beatriz Abuchaim,Priscila Carvalho de Castilho Minicurso
O uso da Taxonomia SOLO na avaliação educacional Daniel Abud Seabra Matos Minicurso
Replicando os resultados do SAEB com o uso do R Alexandre Jaloto e Laene Ascenso Lustosa Minicurso
Taxonomias educacionais como ferramentas para definição de objetivos educacionais de qualidade Girlene Ribeiro de Jesus,Letícia Alves Santos,Renata Manuelly de Lima Rêgo e Victor Vasconcelos de Souza Minicurso
Conhecendo e aplicando Critérios técnico-políticos na Avaliação de Mérito de Políticas Públicas Paulo de Martino Jannuzzi,Patrícia Pássaro da Silva Toledo,Glauco da Silva Aguiar e Andreia Ferreira de Oliveira Oficina
O Custo da Oferta Educacional em Condições de Qualidade: a proposta do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ) Thiago Alves,Adriana Dragone Silveira e Gabriela Schneider Oficina
Qualidade das avaliações múltipla-escolha: uma avaliação com base na Teoria Clássica dos Testes, Teoria da Resposta ao Item e Índices de Facilidade e Discriminação Adriana Backx Noronha Viana e Daielly Mantovani Oficina
Análise das evidências de validade da prova de pedagogia do Enade Nathalia de Paula Vieira, Girlene Ribeiro de Jesus (UnB) Pôster
Gestão da elaboração de itens para a construção dos exames de residência médica do HCFMRP-USP: Análise psicométrica de 2016 a 2019 Regina Albanese (USCS), Larissa Bueno Fernandes, Marcos de Carvalho Borges (FMRP-USP),Valdes Roberto Bollela (FMRP-USP) Pôster
Os desafios da avaliação externa da aprendizagem, em larga escala, articulada com a formação docente em avaliação educacional: o caso da Avaliação Nacional dos Cursos Técnicos na Área da Saúde de Moçambique Michelly Francini Brassaroto do Amaral (Feusp), Ocimar Munhoz Alavarse (FEUSP), Fernando Augusto Silva (IF-USP) Pôster
Acesso ao ensino superior: cotas e desigualdades persistentes na Universidade de Brasília Marina Barros de Oliveira (UnB), Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB), Maria Teresa Leão Costa (UnB) Pôster
Análise de DIF entre anos escolares no SARESP 2018: uma suspeita Rodrigo de Souza Bortolucci (Fundação Vunesp), Natália Noronha Barros (Fundação Vunesp), Nayara Negrão Pereira (Fundação Vunesp) Pôster
Evidências de validade com base na estrutura interna do teste de leitura da Avaliação Nacional da Alfabetização 2016 Alexandre Jaloto (Inep), Michele Hartmann Feyh (Inep), Frederico Neves Condé (Inep), Natália Caixeta Barroso (Inep) Pôster
Fatores Associados ao Desempenho no Ensino Médio na Área Metropolitana de Brasília: Estudo Multinível com Dados do SAEB 2017 Davi Souza Botelho (ENCE/IBGE), Elisete Rodrigues de Souza (CEAM/ UnB), Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB), Maria Teresa Leão Costa (UnB) Pôster
Inventário de conceitos como ferramentas de diagnóstico da qualidade da aprendizagem em física Daniela Szilard Le Cocq D’Oliveira (CBPF), Hugo dos Reis Detoni (UFRJ), Gustavo Rubini (UFRJ), Marta Feijó Barroso (UFRJ) Pôster
Proficiência em matemática de professores de séries iniciais em um município brasileiro: estudo de caso Marcelo Menezes Reis (UFSC), Marcos Roberto Machado (UFSC) Pôster
Sistema municipal de avaliação educacional de São Luís (SIMAE): Avaliação da Educação Infantil Vera Lúcia Gonçalves Pires (SEMED), Valéria Silva de Sousa (UEMA), Vera Lúcia Cruz da Fonseca (SEMED) Pôster
O impacto da redução de carga cognitiva estranha em itens de matemática do Enem no desempenho de homens e mulheres Emiliano Augusto Chagas (IFSP), Maurício U. Kleinke (Unicamp) Pôster
Uma medida do desempenho escolar nos municípios brasileiros Bianca Nascimento de Souza (SME e PPGMGA-UFSC), Pedro Alberto Barbetta (PPGMGA-UFSC e VUNESP) Pôster
Construção de uma escala de proficiência do ENADE 2014 para Ciências Biológicas por meio da TRI Kauê Tortato Alves (UFSC), Adriana Ferrazza (UFSC), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC) Pôster
Uma análise das diretrizes para o ensino de pensamento computacional propostas pela SBC na educação básica Nathalia da Cruz Alves (UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC), Dalton Francisco de Andrade (UFSC), Jean Hauck (UFSC) Pôster
Relação entre exposição à violência e habilidades socioemocionais: o caso dos estudantes de Sertãozinho (SP) Wander Plassa (FEARP/USP), Carolina Moraes Sarmento (UFJF), Luiz Guilherme Scorzafave (FEARP/USP), Daniel Domingues dos Santos (FEARP/USP) Pôster
Avaliação na Educação para o Desenvolvimento Integral Natacha Costa (Aprendiz), Julia Pinheiro Andrade (Aprendiz), Daniel Brandão (Move Social), Walquiria Tiburcio (Move Social), Juliana Moraes (Move Social) Pôster
Avaliação de contexto na educação infantil: perspectiva para a melhoria da qualidade educativa Jordanna Castelo Branco (UFRJ), Patrícia Corsino (UFRJ) Pôster
O sistema nacional de avaliação da pós-graduação no contexto da Nova Gestão Pública Maria Eliza Nogueira Oliveira (UNOESTE), José Carlos Rothen (UFSCar) Pôster
Validação das escalas de percepção de violência e conflitos nas escolas Luís Gustavo do Amaral Vinha (UnB) Pôster
O que a TRI não nos conta? O que os itens excluídos pela TRI dizem sobre o ensino de Matemática? Rodrigo de Souza Bortolucci (Fundação Vunesp), Guaracy Tadeu Rocha (Fundação Vunesp), Christiane Bellorio Stevão (Fundação Vunesp), Natália Noronha Barros (Fundação Vunesp), Nayara Negrão Pereira (Fundação Vunesp) Pôster
Absenteísmo por doenças em docentes do ensino fundamental: o caso do Município de Ribeirão Preto – SP Amaury Patrick Gremaud (FEARP/USP), Raquel Amélia Costa (FMRP/USP) Pôster
A avaliação dos relatórios semestrais de crianças elaborados por professores de pré-escola da rede municipal de São Paulo Eliana Bhering (FCC e Faculdade de Educação/UFRJ), Cristiano Alcantara (SME-SP), Blenda Luize Chor Rodrigues (FCC), Fernanda Diz Almeida da Silva (SME-SP) Pôster
Elaboração do teste de leitura do PISA 2018: a experiência brasileira Aline Mara Fernandes (Inep); Patrícia Vieira Nunes Gomes (Inep) Pôster
Eficiência da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul Daiane Boelhouwer Menezes (DEPLAN/SEPLAG-RS), Juliana Feliciati Hoffmann (DEPLAN/SEPLAG-RS), Carina Ribas Furstenau (DEPLAN/SEPLAG-RS), Gisele da Silva Ferreira (DEPLAN/SEPLAG-RS) Pôster
O uso de recursos tecnológicos para qualificação da avaliação e do monitoramento do desempenho escolar Paulo Sérgio Garcia (USCS), Luiz Antônio Franco da Cruz (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital do Ensino Fundamental), Wesley Adriano Martins Dourado (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital do Ensino Fundamental), Nonato Miranda (USCS) Pôster
Como avaliar práticas docentes? Uma análise comparativa de instrumentos Esmeralda Correa Macana (Fundação Itaú Social), Flavio Comim (Universidade Ramon Llull e Universidade de Cambridge), Patrícia Mota Guedes (Fundação Itaú Social), Clerito Leonardo de Morais Rossati (Fundação Itaú Social) Pôster
Elementos de fragilidade e de fortaleza do uso dos rankings acadêmicos para a qualidade da educação superior Armando Gonçalves (PUC Campinas), Rodrigo Ceregatti Franco (PUC Campinas), Adolfo Ignacio Calderón (PUC Campinas) Pôster
A (des) igualdade de conhecimento entre escolas: uma análise longitudinal do desempenho dos estudantes no PAEBES-Alfa Naira Muylaert (PUC-Rio), Diana Cuervo (PUC-Rio), Maria Océlia Mota (PUC-Rio) Pôster
Avaliações em larga escala em ciências humanas em um centro de pesquisa em avaliação: a construção de um guia de orientação do trabalho de analistas e auxiliares de instrumentos de avaliação Andreia Cristina Teixeira Tocantins (CAEd/UFJF), Rosângela Veiga Júlio Ferreira (Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF), Daniel Eveling da Silva (CAEd/UFJF) Pôster

LOCAL

HOSPEDAGEM

Sugestão de hotéis próximo ao evento

BLUE TREE PREMIUM VERBO DIVINO
Distância: 850m - (11) 5683-4617
Este hotel terá tabela especial para o evento conforme disponibilidade das acomodações.
Tarifa single R$ 305,00 + 5% | Ao realizar a reserva é necessário informar: X Reunião da ABAVE


ESTANPLAZA INTERNATIONAL
Distância: 550m - (11) 5185-4600

HOTEL INTERCITY NAÇÕES UNIDAS
Distância: 650m - (11) 5189-6555

MERCURE HOTEL
Distância: 1,2km - (11) 5188-3855

HOTEL IBIS SÃO PAULO MORUMBI
Distância: 1,2km - (11) 3738-3800

HOTEL IBIS BUDGET SÃO PAULO MORUMBI
Distância: 1,2 km - (11) 3775-7500

CONVIDADOS

Adriana Bauer
Adriana Bauer é graduada em Pedagogia (1996), mestra (2006) e doutora (2011) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche no Evaluation Center, da Western Michigan University (USA), e estágio pós-doutoral no Institute of Education (IoE) - Londres. Atualmente é pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na graduação e na pós-graduação. Atua como Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) (gestões 2016-2017 e 2018-2019) e é membro do Comitê Editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional (desde 2012).
Alejandro Morduchowicz
Alejandro Morduchowicz es Economista, egresado de la Universidad de Buenos Aires. Realizó sus estudios de postgrado en el Instituto Di Tella de la Ciudad de Buenos Aires. Está especializado en Economía y Financiamiento de la Educación. En la actualidad es Especialista de Educación del Banco Interamericano de Desarrollo. Ha sido consultor y docente del IIPE-UNESCO, Buenos Aires y docente de la Universidad Pedagógica de Buenos Aires, Argentina. Fue Subsecretario de Administración del Ministerio de Educación de la Argentina, asesor en distintas provincias y consultor de Organismos Internacionales. Escribió numerosos artículos sobre Política Educativa, Economía, Financiamiento y Planificación de la Educación, en diversas publicaciones académicas.
Alicia Bonamino Alicia Bonamino tem doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da PUC-Rio e pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd). Tem experiência de pesquisa e ensino na área de Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação básica, avaliação de políticas educacionais, aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e desigualdades educacionais.
Almério Melquíades de Araújo Almério Melquíades de Araújo é mestre em Educação (Supervisão e Currículo) e Bacharel/Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que promove a elaboração e reformulação curricular, a capacitação continuada de docentes, a educação a distância e a supervisão educacional.
Ana Luiza Neiva Amaral Ana Luiza Neiva Amaral, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, Psicopedagoga pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires e pedagoga pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é pesquisadora da Unidade de Estudos e Prospectiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) onde coordena estudos e pesquisas do campo da educação. Co-autora dos livros A complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino Superior (ISBN 9788575163832) e Mapa da Evolução da Aprendizagem no Brasil (ISBN 9788577103850).
Beatriz Abuchaim Beatriz Abuchaim possui graduação em Psicologia pela PUC-RS (1997), mestrado em Educação pela PUC-RS (2006) e doutorado em Educação/Currículo pela PUC-SP (2012). Foi bolsista do programa de doutorado sanduíche da Comissão Fulbright e CAPES, com estágio nos Estados Unidos da América, na University of North Carolina (2011-2012). Trabalhou como pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, e como professora do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidades em São Paulo. Atualmente é gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação, currículo e formação de professores.
Bernardete Angelina Gatti Bernardete Angelina Gatti é pedagoga pela Universidade de São Paulo e Doutora em Psicologia pela Université de Paris VII, com pós-doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Foi Pesquisadora Sênior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, Superintendente de Educação e Pesquisa e Diretora Vice Presidente. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27) e Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.
Chi Sum TSE Chi Sum TSE works for PISA-based Test for Schools (PISA-S) at the OECD. He provides technical assistance to countries which wish to implement PISA-S. In addition, he is leading the work on the development of an educator-driven international peer-learning community which aims to facilitate exchanges on solutions for common challenges. Before working on education policies at the OECD, Chi Sum has gained experience in other policy fields such as social policy at UNESCO (France) and CIPPEC (Argentina); and local community development with Un Techo para mi Pais (Argentina) and a local NGO in Peru. Chi Sum was an Alexandre Yersin scholar at Sciences Po Paris where he earned a MA in International Development. He also pursued Master-level courses on Mercousr at the University of Buenos Aires. He graudated with a BA in English Studies at the City University of Hong Kong.
Francisco Hebert Lima Vasconcelos Francisco Hebert Lima Vasconcelos é servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC).
Jean-Philippe Rivière Jean-Philippe Rivière full stack developer for years, I have a PHD in linguistics. I worked for Ministry of Justice with the penitentiary administration, where I contribute to build a national assessment service. I was also a project manager in the ministry of Defence on the national assessment research on reading skills. I was recruited as a research engineer at CNRS. I have been during 12 years teaching linguistics (Paris). As a developer, I’ve worked for many organizations. Concerning PCI, I rewrote several JavaScript libraries for DEPP (France) and infosign (Japan). I’ve worked also for ERC (Ireland) on new assessment solutions.
Joaquim José Soares Neto
Joaquim José Soares Neto é professor Titular da Universidade de Brasília, realizou a graduação e o mestrado na Universidade de Brasília, doutorado na Aarhus University (Dinamarca) e pós-doutorado no California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. Trabalha em pesquisa na área de Avaliação da Educação Superior e da Educação Básica por mais de 18 anos. Foi Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); é Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE); e é Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Foi Relator no Conselho Nacional de Educação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB) e no no Pólo do Instituto de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ambos da Universidade de Brasília.
José Francisco Soares O professor José Francisco Soares tem mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutorado em Estatística pela University of Wisconsin - Madison (1981) e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional e presidente do INEP e membro do conselho Instituto de Evaluacion Educativa do México. Sua atuação acadêmica está concentrada na área Avaliação de Sistemas, Instituições, com ênfase em medidas de resultados educacionais e das desigualdades educacionais.
Maria Clara Schneider Maria Clara é professora do IFSC desde 1990. Tem graduação em Matemática, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição. Em 2015, foi reeleita para o cargo de reitora com mandato até 2020. Acumula experiência como membro das Comissões Nacionais de Avaliação da Educação Superior (Conaes), de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho do SENAI/SC, representando o MEC
Maria Inês Fini Maria Inês Fini, doutora em Ciências, pedagoga, professora e pesquisadora, foi fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, assessora de prefeituras, secretaria estaduais e instituições privadas na área de Currículo e Avaliação da educação básica e superior. Ocupou a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências do INEP onde coordenou e implantou o projeto do ENEM e do ENCCEJA até 2002. Ocupou a presidência do INEP de maio de 2016 até janeiro de 2019. Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional -ABAVE, do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP - CONSOCIAL e do Todos pela Educação.
Mariangela Abrão Mariangela Abrão é graduada em Ciências, mestre em Educação pela PUC-Campinas (Avaliação) e doutora em Educação pela Unicamp (Avaliação de Sistemas e Currículo). Além de atuar por mais de 20 anos em Instituições de Educação Superior, foi supervisora do Strategic Data Program - Harvard University (EUA). É servidora pública federal do INEP desde 2008, carreira de Pesquisadora em Informações e Avaliações Educacionais, onde exerceu as funções de Coordenadora-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais (2011-2013), Diretora de Estudos Educacionais (2013-2014), Coordenadora-Geral de Controle da Qualidade da Educação Superior (2016-2017) e Diretora de Avaliação da Educação Superior (2017-2019).
Mozart Neves Ramos Mozart Neves Ramos foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutor em Química pela Politécnica de Milão - Itália. Foi Pró-Reitor Acadêmico da UFPE e Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, tendo presidido a Andifes. Foi Secretário de Educação de Pernambuco e presidiu o Consed. Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação. Em 2008 foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Atualmente, é Diretor do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação.
Mauricio Ernica Mauricio Ernica é Professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Sociólogo (USP), Mestre em Antropologia Social (Unicamp) e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP e Universidade de Genebra). Atuou por 18 anos em diferentes organizações da sociedade civil, sobretudo no Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e na Fundação Tide Setubal, instituição da qual é conselheiro consultivo. Suas pesquisas abordam a relação entre educação e desigualdades.
Naercio Menezes Filho Naercio Menezes Filho é Professor Titular (Cátedra IFB) e Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, Professor Associado da FEA-USP, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador nível 1A do CNPq, Colunista do Valor Econômico, Consultor da Fundação Itaú Social, PhD em Economia pela Universidade de Londres e já publicou vários artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Paulo de Martino Jannuzzi Paulo de Martino Jannuzzi é Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE e da Faculdade Cesgranrio. É pesquisador PQ/CNPq e membro do Painel de Especialistas em Avaliação (2017-2019) do International Evaluation Office do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Nova York.
Perry Campbell Perry Campbell is the Australian Children’s Education and Care Quality Authority’s Deputy National Education Leader and Senior Manager of the Educational Leadership Group. He brings over 30 years of experience working in the Australian education and care sector. Perry has also worked for and with governments, with a focus on the regulation and quality assessment and rating of education and care services. Perry has also been a lecturer for early childhood certificate and diploma level qualifications. Perry holds a degree in early childhood teaching as well as qualifications in social science (child studies), management and training.
Robert Verhine Robert Verhine é Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal da Bahia e "Senior Fellow" do Lemann Center na Stanford University. Além disso, atua como Coordenar da CAPES para a Área de Educação, responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da referia área. No passado, foi Presidente da Comissão Nacional da Avaliação de Educação Superior (CONAES), Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Suas pesquisas tratam da tratam da avaliação institucional qualidade da educação superior, em uma perspectiva internacional e comparada.
Romualdo Luiz Portela de Oliveira Romualdo Luiz Portela de Oliveira possui graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP, 1982), mestrado e doutorado em Educação e Livre Docência, todos pela FEUSP. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7). Coordenou o Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001 e 2013-2014), o GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996), o programa de pós-graduação em educação da FEUSP (2007-2010). Foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE, Orealc-Unesco) em Santiago do Chile (2004-2005), pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (2012-2013) e pesquisador visitante junto à Universidade do Minho (Portugal) (2013-2014). Foi membro da Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo (Educação e Psicologia) e da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP (2012-2019), e Coordenador de Educação da Capes (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Nos últimos anos tem desenvolvido três linhas de pesquisa, o estudo dos impactos da financeirização da economia na educação, particularmente na educação superior; estudos sobre educação e desigualdade, com especial atenção à desigualdade intraescolar e estudos em torno da qualidade da educação básica, particularmente no debate acerca dos indicadores. Atualmente é professor Titular aposentado no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Colaborador Sênior) e professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2018-2019).
Simon Roy Simon Roy is an analyst in the Education and Skills Directorate of the Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD). In 2018, he was a member of the international team that analysed the key nationwide quality assurance systems in higher education in Brazil and co-author of the report on “Rethinking Quality Assurance for Higher Education in Brazil” (December 2018). Since joining the OECD in 2017, he has also worked on reviews of higher education in Portugal and Mexico and is currently working on a large-scale study of the alignment between higher education and the labour market in the USA. Previously he worked at the European Commission (part of executive branch of the European Union), coordinating cooperation in higher education policy between European countries.
Sônia Nair Báo Sônia Nair Báo possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professora Titular da Universidade de Brasília e bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do comitê da área interdisciplinar da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e já foi membro do comitê da área de morfologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, microscopia e nanobiotecnologia.
Telma Vinha Telma Vinha é pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área do clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento sociomoral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp.
Tufi Machado Soares Tufi Machado Soares é professor Titular do Departamento de Estatística e do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Coordenador da Unidade de Pesquisa do CAEd. Possui doutorado em Teoria Matemática de Controle e Estatística pela PUC-Rio, Pós-doutorado em estatística pela UFRJ e outro em Pós-doutorado em Educação pela PUC-Rio. É especialista em Teoria da Resposta ao Item e outros métodos Psicométricos, em modelagem multinível para dados de avaliações educacionais em larga escala, e em avaliação de políticas públicas na área da educação.