PARCEIROS

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES

No período de 27 a 29 de setembro serão realizados a XI Reunião da ABAVE e o VII CONBRATRI, conjuntamente, no formato on-line.

Os temas a serem debatidos nas mesas-redondas, frente à singularidade do momento e às presentes dificuldades e desafios educacionais, privilegiam experiências, pesquisas e reflexões sobre a “Avaliação Educacional no contexto de desigualdades”, tema central da Reunião da ABAVE em 2021.

Buscando criar oportunidades para o intercâmbio entre os pesquisadores, profissionais e estudantes ligados à avaliação educacional contaremos também com comunicações orais e apresentações de pôster que acontecerão em um ambiente on-line inovador para maximizar a troca, discussões e, é claro, a interação social entre os participantes.

Inscreva-se, sua participação é muito bem-vinda!  

Até mais, cordialmente

Diretoria da ABAVE

SAIBA MAIS

SOBRE O EVENTO

No atual contexto da pandemia surge a necessidade de redimensionar o desafio da qualidade, a partir dos avanços e limites das políticas públicas no quadro atual de aumento das desigualdades, visando à melhoria da educação em seus diversos níveis. Em sua XI Reunião, a proposição do tema “Avaliação Educacional no contexto de desigualdades”, objetiva atualizar o debate da qualidade na Educação e do papel da avaliação nesse cenário impar e distinto, tendo como foco as discussões em quatro eixos: os desafios da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, a avaliação da qualidade da Educação Superior no Brasil, a avaliação da Educação Hibrida e os desafios da avaliação das novas competências do século 21.

Como assegurar processos avaliativos que apoiem as escolas e os professores neste contexto?  Como avaliar as atividades escolares remotas? Como engajar estudantes sem acesso à internet no processo de aprendizagem? Como avaliar as defasagens das aprendizagens e monitorar o processo de implementação da BNCC?  Como avaliar o aumento das desigualdades educacionais e produzir estudos para subsidiar as políticas públicas de educação?

XI Reunião da ABAVE e o VII CONBRATRI propõem discutir estas questões considerando as possibilidades e limites das avaliações educacionais diante desse quadro de desigualdade revelado e amplificado pela pandemia. Além das mesas redondas, com especialistas nacionais e internacionais, os dois eventos contarão, em seus respectivos programas, com comunicações orais e sessão de pôsteres sobre diversos métodos em avaliação, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

 

Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente da ABAVE

Reynaldo Fernandes – Coordenador do VII Conbratri – Conselheiro da ABAVE

Ricardo Primi – Coordenador da XI Reunião da ABAVE – Diretor Acadêmico da ABAVE

PROGRAMAÇÃO

VII CONBRATRI
27 de setembro

Resumo: A mesa tratará do método U-multirank, que está sendo utilizado pela CAPES para a avaliação multidimensional da pós-graduação.


Frans Kaiser (Palestrante)

Frans Kaiser holds a master in public administration. He works at the Center for Higher Education Policy Studies, University of Twente, the Netherlands. During his career at CHEPS he has been involved in numerous international comparative studies on higher education policies and trends in higher education. He coordinated a number of projects in which tools and visualisations were developed to allow analyses and presentations of large and complex datasets on higher education and higher education institutions. The U-Multirank project (2009- ) is a major example of the latter. Frans visited Brazil in 2018 and is since then engaged in the Métricas project.


 


Andre Brasil (Debatedor)

Servidor da CAPES com atuação, desde 2009, na avaliação de entrada e permanência dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Atualmente, ele está licenciado de suas funções na agência para desenvolver pesquisas no Centre for Science and Technology Studies (CWTS), da Universidade de Leiden, Holanda. Seu foco principal de atuação é a necessária evolução do modelo de avaliação aplicado ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), para o qual busca soluções baseadas em cienciometria, estudos de educação superior e de políticas públicas”.


Joaquim José Soares Neto (Coordenador)
Professor Titular da Universidade de Brasília, realizou a graduação e o mestrado na Universidade de Brasília, doutorado na Aarhus University (Dinamarca) e pós-doutorado no California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. Trabalha em pesquisa na área de Avaliação da Educação Superior e da Educação Básica por mais de 18 anos. Foi Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); é Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e Relator da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação. Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB) e no Polo do Instituto de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ambos da Universidade de Brasília.

Resumo

Exames padronizados têm sido uma valiosa fonte de informação para analisar o desempenho educacional de estudantes, escolas, jurisdições (municípios, distritos ou estados) e países. Mas a grande maioria das análises considera o desempenho médio dos estudantes de determinado agrupamento e menor atenção tem sido dada a questão da dispersão de desempenho. Uma questão que se coloca é se medidas de dispersão usada para analisar desigualdade de renda (e.g. Gini ou Theil) são apropriadas para analisar desigualdade educacional ou se deveríamos focar a análise na diferença média de desempenho entre grupos sociais específicos (e.g. brancos e não brancos ou pobres e não pobres). A presente mesa procura explorar esse e outros aspectos referentes à desigualdade educacional. O objetivo é trazer esse importante tema para a discussão de pesquisadores e analistas na área de educação


 

Francisco H. G. Ferreira (Palestrante)
Francisco H. G. Ferreira ocupa a cátedra Amartya Sen de Estudos sobre a Desigualdade na London School of Economics, onde também dirige o International Inequalities Institute e é afiliado ao Departmento de Políticas Sociais. Nascido e criado em São Paulo, ele tem um doutorado em economia pela mesma London School of Economics e trabalhou por mais de duas décadas no Departamento de Pesquisa do Banco Mundial. Foi professor de economia na PUC-Rio e na Paris School of Economics. Atualmente, atua também como Vice-Presidente da Associação de Economistas Latino-Americanos e Caribenhos (LACEA).


Francisco Soares (Palestrante)
Francisco Soares Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan. Professor emérito da UFMG. Primeiro presidente eleito da ABAVE. Foi membro do CNE por seis anos e consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua área: estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.


Reynaldo Fernandes (Coordenador)
Professor Titular de Economia na Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador nas áreas de economia da educação, políticas sociais e economia do trabalho. Foi Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE (210-2014), Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (2005-2009) e Diretor Geral da Escola de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda (2003-2005).

Resumo

Psicometria Computacional é uma área multidisciplinar entre a Psicometria e a Ciências de Dados, através da implementação de modelos de Inteligência Artificial e Big Data a dados psicométricos de larga escala e multidimensionais. A disponibilização de dados de avaliações de larga escala cada vez mais aprimorados de forma acessível, juntamente com o avanço do poder de processamento computacional, possibilitou a adoção de técnicas de Aprendizado de Máquina e Computação em Nuvem, expandindo o escopo da Psicometria tradicional.


Dylan Molenaar (Palestrante)
Assistant professor at the University of Amsterdam, The Netherlands. He is the recipient of the 2013 best dissertation award and the 2019 early career award by the Psychometric Society. He has published on various topics related to psychometrics, including: measurement invariance, factor analysis, item response theory, and latent class modeling. This research has been published in international peer reviewed journals including ‘Psychometrika’, ‘Structural Equation Modeling’, ‘Multivariate Behavior Research’, and ‘British Journal of Mathematical and Statistical Psychology’


Ying Cui (Palestrante)

Associate Dr. Ying Cui (PhD 2007), Associate Professor in Education, focuses on the use of different quantitative methods and data mining and machine-learning algorithms to analyze educational data in extracting important information of student problem-solving processes and interpreting student performances. Title: Learning Analytics: Early Prediction of Student Course Success in Higher Education. Abstract: This study presents a learning analytics project at the University of Alberta to utilize student activity data recorded by the learning management system, eClass, for early detection of students who are at risk of course failure. The project allows students to harness the power of learning analytics to monitor and self-regulate their own learning and allow instructors to identify students at risk as well as develop and implement effective learning interventions.


Mariana Curi (Coordenadora)
Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é docente MS5 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de variáveis latentes, teoria de resposta ao item, testes adaptativos informatizados, modelos de diagnóstico cognitivos, aprendizagem profunda e aplicações nas áreas de educação e psicologia.

Resumo

Serão 3 apresentações de 15 minutos, em cada uma das quatro salas.

Resumo

A mesa discutirá a construção de escalas verticais em avaliações em larga escala. Serão considerados aspectos de validade da escala, incluindo a questão da dimensionalidade, experiências no exterior, sugestões e estudos utilizando modelos bifactors da TRI.


Derek Briggs (Palestrante)
Derek Briggs is professor and chair of the Research and Evaluation Methodology program. He is also the director of the Center for Assessment Design Research and Evaluation (CADRE). Dr. Briggs’s research agenda focuses upon building sound methodological approaches for the measurement and evaluation of growth in student learning. His daily agenda is to challenge conventional wisdom and methodological chicanery as they manifest themselves in educational research, policy and practice. As a psychometrician, Dr. Briggs works with states and other entities to provide technical advice on the design and use of large-scale student assessments. He has a special interest in the use of learning progressions as a method for facilitating student-level inferences about growth, and helping to bridge the use of test scores for formative and summative purposes. Other interests include the use and analysis of statistical models to support causal inferences about the effects of educational interventions on student achievement.


 

Tufi Machado Soares (Palestrante)
Professor Titular do Departamento de Estatística e do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista de Pesquisa do CAEd/UFJF. Possui doutorado em Teoria Matemática de Controle e Estatística pela PUC-Rio, pós-doutorado em estatística pela UFRJ e pós-doutorado em Educação pela PUC-Rio. É especialista em Teoria da Resposta ao Item e outros métodos Psicométricos, em modelagem multinível para dados de avaliações educacionais em larga escala, e em avaliação de políticas públicas na área da educação.


Ricardo Primi (Coordenador)

Ricardo Primi é psicólogo e Mestre em Psicologia, pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Professor associado da Universidade São Francisco (USF), Campinas, Brasil. É membro do comitê científico da EduLab21 do Instituto Ayrton Senna (IAS), do Comitê Consultivo de Estatística e Psicometria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) e Diretor Acadêmico da ABAVE. Foi professor visitante no Lemann Center na Universidade de Stanford e do Institute of Personality and Social Research da Universidade da California Berkeley (com bolsa da CAPES)

XI REUNIÃO DA ABAVE
28 de setembro

Resumo:


 

Andreas Schleicher (Palestrante)
Estatístico nascido na Alemanha é pesquisador na área de Educação. Atualmente é Diretor de Educação e Competências e Conselheiro Especial em Política Educacional da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em Paris. Uma das mais respeitadas autoridades do mundo na área de avaliação educacional iniciou e supervisiona o Programa de Avaliação Internacional de Alunos (PISA). Estudou Física na Alemanha e se formou em Matemática e Estatística na Austrália. É professor honorário na Universidade de Heidelberg.


Ricardo Primi (Palestrante)

Ricardo Primi é psicólogo e Mestre em Psicologia, pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Professor associado da Universidade São Francisco (USF), Campinas, Brasil. É membro do comitê científico da EduLab21 do Instituto Ayrton Senna (IAS), do Comitê Consultivo de Estatística e Psicometria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) e Diretor Acadêmico da ABAVE. Foi professor visitante no Lemann Center na Universidade de Stanford e do Institute of Personality and Social Research da Universidade da California Berkeley (com bolsa da CAPES)


Maria Helena Guimarães De Castro (Palestrante)
Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada dessa Universidade, foi também Professora Visitante da Universidade de Grenoble, França. Atualmente Presidente do Conselho Nacional de Educação/CNE e Presidente da ABAVE. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e responsável pela coordenação do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC. No mesmo período, foi vice-presidente do Conselho de Governança do PISA/OCDE e membro do Comitê Diretivo da Agenda 2030 da UNESCO.


Reynaldo Fernandes (Palestrante)
Professor Titular de Economia na Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador nas áreas de economia da educação, políticas sociais e economia do trabalho. Foi Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE (210-2014), Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (2005-2009) e Diretor Geral da Escola de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda (2003-2005).

Resumo

O debate terá como foco a avaliação formativa, no seu papel de informar, monitorar e apoiar o processo de gestão curricular na escola em torno da implementação dos currículos à luz da BNCC. A mesa tratará do propósito e desenho dos testes, aplicação online e as devolutivas dos resultados alcançados pelos estudantes, sempre buscando as melhores alternativas e as relevantes experiências que apontam caminhos professores para enriquecer o trabalho realizado pelas redes e escolas no âmbito do processo de gestão da aprendizagem.


Caetano Pansani Siqueira (Palestrante)
Formado em economia pela USP tem mestrado em educação pela Universidade de Stanford. Construiu sua carreira conciliando os papéis de gestor e educador. Liderou a criação de material didático e avaliações de larga escala na Geekie, uma startup de tecnologia para a educação, além de atuar como head de gente & gestão na mesma instituição. Em paralelo, foi educador voluntário na ONG Crea+ e autor de material didático de aprendizado socioemocional na Semente Educação.


Julia Sant´Anna (Palestrante)
Atual secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. Servidora pública – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como subsecretária de Infraestrutura e Tecnologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Julia é doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e mestre em Desenvolvimento Latino Americano pela Universidade de Londres. Também é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Thierry Rocher (Palestrante)
Chefe do Departamento de Avaliação, Prospectiva e Desempenho (Direction de l’ évaluation, de la prospective et de la performance – DEPP) do Ministério de Educação da França, membro do Grupo Técnico Consultivo do PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), presidente da Associação de Avaliação Educacional – AEA – Europa e membro do Comitê Permanente da Assembleia Geral da Associação Internacional de Avaliação do Rendimento Escolar – IEA.


Lina Katia Mesquita Oliveira (Coordenadora)
Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), com linha de atuação em escalas de proficiência. Atualmente é Diretora Executiva da Fundação CAEd, Vice Diretora da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação, políticas públicas, escala de proficiência e educação matemática.

Resumo

A partir de estudos acadêmicos, nacionais e internacionais, sobre a eficácia escolar no Brasil e ibero américa, bem como das avaliações da aprendizagem de alunos de América Latina e do Caribe, promovidas pelo Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE-OREALC/UNESCO Santiago), discute-se os desafios existentes, em termos de fatores da eficácia escolar (intra e/ou extra escolares), para a superação da desigualdade da aprendizagem existente no Brasil e em outros países do espaço ibero-americano.


 

Javier Murillo Tordecillas (Palestrante)
Director de la Cátedra UNESCO en Educación para la Justicia Social de la Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Profesor Titular de Universidad en Métodos de Investigación y Evaluación en Educación en la UAM, Coordinador del grupo de investigación “Cambio Educativo para la Justicia Social” (GICE), Secretario Académico del Instituto Universitario de Derechos Humanos, Democracia, Cultura de Paz y No Violencia (DEMOSPAZ) y Coordinador General de la Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE). Investigador del CEIPAZ-Centro de Educación e Investigación para la Paz. Director de “REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación”, de la “Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa” y de la “Revista Internacional de Educación para la Justicia Social”.


Carlos Henríquez Calderón (Palestrante)
Coordinador general del Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE). El LLECE forma parte de la Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) y monitorea los avances en los aprendizajes de los estudiantes de la región. Actualmente está dedicado al Estudio Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019) cuyos resultados estarán disponibles en 2021.


Nigel Brooke (Palestrante)
Professor Visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora até 2020 (no programa de pós-graduação profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública), Nigel Brooke tem PhD em Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Sussex, Inglaterra. Atividades anteriores incluíram: pesquisador da Fundação João Pinheiro; técnico em planejamento e consultor para o Governo do Estado de Minas Gerais; assessor do Programa de Educação e Representante da Fundação Ford no Brasil; e membro do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade da Educação/UFMG. Antes de se aposentar, sua docência e produção acadêmica se concentravam no financiamento, avaliação e gestão da educação pública.


Ruben Klein (Coordenador(A))
Doutor em Matemática pela Massachusetts Institute Of Technology(1974), pós-doutorado pela University of California System e na University of California System(1988). É Consultor do Fundação Cesgranrio. Sua área: Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.

Resumo

Serão 3 apresentações de 15 minutos, em cada uma das quatro salas.

Resumo

O programa da OCDE para Avaliação Internacional dos Estudantes. O PISA para Escolas e seus instrumentos – a escala de desempenho do PISA. O desempenho de 5 redes públicas e privadas no PISA para Escolas em 2019. Os níveis de desempenho e algumas variáveis de interesse. O desempenho x status socioeconômico e as habilidades socio-emocionais. A voz do aluno.


Laura Laganá (Palestrante)
Com mais de trinta anos de experiência na área da educação, Laura Laganá é graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com Pedagogia e Administração Escolar. Cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp. Está no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza desde 1982, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de Ensino Técnico e chefe de Gabinete. Desde 2004, é diretora superintendente da instituição, cargo que exerce pelo terceiro mandato consecutivo.


Elza Guereschi (Palestrante)
Superintendente Educacional da Fundação Bradesco. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/São Paulo, com experiência em docência, gestão escolar e coordenação acadêmica no ensino superior. Atua, principalmente, nos temas de: Planejamento, Currículo, Avaliação Educacional e Formação de Professores.


Chi Sum TSE (Palestrante)
Chi Sum TSE works for PISA-based Test for Schools (PISA-S) at the OECD. He provides technical assistance to countries which wish to implement PISA-S. In addition, he is leading the work on the development of an educator-driven international peer-learning community which aims to facilitate exchanges on solutions for common challenges. Before working on education policies at the OECD, Chi Sum has gained experience in other policy fields such as social policy at UNESCO (France) and CIPPEC (Argentina); and local community development with Un Techo para mi Pais (Argentina) and a local NGO in Peru. Chi Sum was an Alexandre Yersin scholar at Sciences Po Paris where he earned a MA in International Development. He also pursued Master-level courses on Mercousr at the University of Buenos Aires. He graudated with a BA in English Studies at the City University of Hong Kong.


Patrícia Monteiro (Palestrante)

Mestre em educação, licenciada em matemática e pedagogia atualmente diretora do departamento de avaliação educacional do Estado de São Paulo.


Nilma Fontanive (Coordenador(A))
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), mestrado (1974) e doutorada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1973 a 1995. Atualmente é coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação básica, capacitação de professores em avaliação, SAEB / Prova Brasil e escalas de proficiências. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de 2016 a 2020.

Resumo

A implantação do Novo Ensino Médio prevista para 2.022 tem como um dos principais desafios a definição do Novo Enem. A mesa proposta tem por objetivo discutir propostas para o Novo Enem, conceituais e metodológicas, com base nas discussões desencadeadas a partir da BNCC e das novas diretrizes do EM. Pretende-se também abordar as mudanças recentes nas avaliações de egressos do ensino médio e mecanismos de seleção para o acesso ao ensino superior em outros países.


Francisco Soares (Palestrante)

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan. Professor emérito da UFMG. Primeiro presidente eleito da ABAVE. Foi membro do CNE por seis anos e consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua área: estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais


Ricardo Henriques (Palestrante)
Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do Internacional Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional (Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), Cidade Rio, CIVI-CO, Fundação Itaú Educação e Cultura (FIEC), Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica, Instituto Natura, Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia (IPAD), Instituto República e Todos pela Educação (TPE).


Luis Saldivia (Palestrante)

Senior Director for the Technology, Accessibility and Innovation (TAI) group in the Assessment and Learning Technology Research and Development Division at ETS.
Dr. Saldivia leads the development of different national assessments at ETS, including the National Assessment of Educational Progress (NAEP) and Winsight.
Lead member of teams that conducted technical evaluations for assessment programs in Chile, Azerbaijan, and Colombia.
Ph.D. in Mathematics from Michigan State University and a Master’s degree in Educational Statistics, Evaluation and Measurement from Rutgers University.


Maria Helena Guimarães De Castro (Coordenadora)

Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada dessa Universidade, foi também Professora Visitante da Universidade de Grenoble, França. Atualmente Presidente do Conselho Nacional de Educação/CNE e Presidente da ABAVE. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e responsável pela coordenação do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC. No mesmo período, foi vice-presidente do Conselho de Governança do PISA/OCDE e membro do Comitê Diretivo da Agenda 2030 da UNESCO.

Resumo

A Mesa terá como temas centrais a Lei de Diretrizes e Bases e a Lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Serão discutidas propostas para o aprimoramento dessas leis visando adequar a Educação Superior para enfrentar os desafios do século XXI.


Luiz Roberto Liza Curi (Palestrante)
Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. Ex Presidente e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, onde foi também presidente por dois mandatos da Câmara de Educação Superior. Foi Presidente do INEP, Diretor Geral de Politicas de Educação Superior do MEC, Secretario de Cultura de Campinas, Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, Diretor Geral de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Membro do Conselho Superior da Unicamp, Presidente do Conselho de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Campinas, membro do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional, foi pesquisador e analista em ciência e tecnologia do CNPq, entre outras atividades.


Celso Niskier (Palestrante)

Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj). Doutor em Inteligência Artificial. Fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca. É membro da Academia Brasileira de Educação; do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio) e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Foi Conselheiro Estadual de Educação/RJ por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior.


Robert Verhine (Palestrante)
Robert Verhine é Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal da Bahia e “Senior Fellow” do Lemann Center na Stanford University. Atua como Coordenador da Área de Educação da CAPES, responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da referia área. No passado, foi Presidente da Comissão Nacional da Avaliação de Educação Superior (CONAES), Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Suas pesquisas tratam da avaliação institucional da qualidade da educação superior, em uma perspectiva internacional e comparada.


Joaquim José Soares Neto (Coordenador)
Professor Titular da Universidade de Brasília, realizou a graduação e o mestrado na Universidade de Brasília, doutorado na Aarhus University (Dinamarca) e pós-doutorado no California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. Trabalha em pesquisa na área de Avaliação da Educação Superior e da Educação Básica por mais de 18 anos. Foi Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); é Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e Relator da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação. Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB) e no Polo do Instituto de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ambos da Universidade de Brasília.

XI REUNIÃO DA ABAVE
29 de setembro

Resumo

A mesa propõe discutir como estudos que utilizam medidas sobre o desenvolvimento das crianças em várias dimensões (cognitiva, motora e sócioemocional) podem ajudar a compreender padrões de desigualdade no início da trajetória escolar, bem como produzir informações úteis para gestores públicos para formulação de políticas e programas voltados à primeira infância e para o planejamento pedagógico das escolas. Resultados de estudos e especificidades dos instrumentos utilizados para a medida do desenvolvimento das crianças em diversos contextos, tais como o Reino Unido, a América Latina de forma mais ampla e, mais especificamente, o Brasil. As apresentações perpassarão os seguintes temas: a) avaliação de impacto de políticas/programas voltados para educação infantil; b) impacto da frequência à creche; b) associação entre qualidade de processos escolares, desenvolvimento cognitivo e equidade durante a pré-escola; c) uso pedagógico de dados do desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil. Apresentação de resultados preliminares de estudos realizados no contexto latino-americano sobre o impacto da pandemia do covid-19 no desenvolvimento cognitivo das crianças e nas desigualdades educacionais na educação infantil.


Peter Tymms (Palestrante) Formado na Universidade de Cambridge em Ciências Naturais, Peter Tymms lecionou em uma ampla variedade de escolas, da África Central ao nordeste da Inglaterra. Foi professor na Moray House, Edimburgo, na Universidade de Newcastle e, atualmente, é professor da Escola de Educação da Universidade de Durham. Ele liderou o início do UK Rasch User Group e deu início ao projeto PIPS (Performance Indicators in Primary Schools). Seus principais interesses de pesquisa incluem monitoramento, avaliação, indicadores de desempenho, TDAH, leitura e metodologia de pesquisa. O projeto PIPS, que se destina a monitorar o progresso socioemocional e cognitivo das crianças nas escolas primárias, a partir de uma avaliação inicial adaptativa por computador. Peter Tymms foi Diretor do Centre for Evaluation & Monitorin (CEM) até 2011, quando assumiu as funções de Chefe de Departamento e Presidente do Conselho de Estudos da Escola de Educação. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de um projeto internacional destinado a estudar as crianças no início da trajetória escolar em vários países. Tracking child development with high quality measures is the first step in tackling inequalities. The measures should, ideally, be comprehensive and include aspects of Cognitive, Physical, Affective and Behavioural growth. These need to be measured in context and be associated with information about the social, cultural and physical environment within which the child is growing up. The talk will describe a number of successful attempts to collect data and to influence policies related to inequality in Brazil and elsewhere.


Rowena Phair (Palestrante)

Rowena is a Project Leader in the Directorate for Education and Skills of the OECD. She is responsible for the International Early Learning and Child Well-being study. She is also involved in wider analysis relating to gender, socio-economic factors, students with migrant backgrounds and Indigenous students. Prior to joining the OECD, Rowena was the Deputy Secretary of Student Achievement in the Ministry of Education, New Zealand. Rowena has a Master of Arts in Economics from the University of Auckland.


Mariane Campelo Koslinski (Palestrante) Doutora em Sociologia/UFRJ. É professora da Faculdade de Educação e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais/UFRJ. Desenvolve pesquisas nos temas da avaliação educacional, análise de políticas educacionais e segregação socioespacial e desigualdades educacionais. Coordenadora do Comitê de Pesquisa 17 – Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia.


Adriana Bauer (Coordenador) Adriana Bauer é graduada em Pedagogia (1996), mestra (2006) e doutora (2011) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche no Evaluation Center, da Western Michigan University (USA), e estágio pós-doutoral no Institute of Education (IoE) – Londres. Atualmente é pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na graduação e na pós-graduação. É membro do Comitê Editorial do periódico Cadernos de Pesquisa (desde 2021).

Resumo

Discute-se os atuais cenários da avaliação de sistemas nacionais e supra nacionais de educação superior com foco nos modelos de avaliação implantados dentro de contextos marcados por tensões e pressões decorrentes de regulações transnacionais e da corrida pela construção de Universidades de Classe Mundial. Abordam-se os desafios existentes para a construção de sólidos sistemas de educação superior, socialmente responsáveis, pautados na ampliação do acesso e na permanente procura pela qualidade e excelência.


José Joaquin Brunner (Palestrante)
JOSÉ JOAQUÍN BRUNNER RIED, chileno, sociólogo, PhD por la Universidad de Leiden, Países Bajos, con especialidad en análisis comparado de políticas y sistemas educacionales, análisis cultural y procesos de transformación del campo intelectual. Profesor titular de la Universidad Diego Portales donde dirige la Cátedra Unesco de Políticas Comparadas de Educación Superior y el Doctorado de Educación Superior ofrecido conjuntamente por las Universidades Diego Portales, Chile, y de Leiden, Países Bajos. Es miembro del Centro de Políticas Comparadas de Educación (CPCE) de la Universidad Diego Portales y de su Facultad de Educación. Actualmente es Investigador Responsable del Proyecto FONDECYT N° 1180746 – “Sistema universitario chileno: gobernanza del capitalismo académico y calidad de las instituciones”, 2018-2021.


Margarida Mano (Palestrante)
PhD in Management, especialidade em Higher Education Management, pela School of Management da University of Southampton. Vice Reitora da Universidade Católica Portuguesa e Presidente do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Portugal) . Atuou como Ministra da Educação e da Ciência do XX Governo Constitucional de Portugal.


Simon Schwartzman (Palestrante)
Possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961), mestrado em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) (1963) e doutorado em ciências políticas pela University of California Berkeley (1973). Atualmente é pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica (Casa das Garças) do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1994-1998). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, educação superior, ciência e tecnologia, educação, e sociologia da ciência. Foi membro do Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES, 2017-2019). É professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico e Comendador da Ordem do Mérito Educacional


Adolfo Ignacio Calderón (Coordenador)
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq. Coordenador acadêmico e membro fundador da REDE RANKINTACS – Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior. -Associação Brasileira de Avaliação Educacional.

Resumo

Apresentação de diferentes instrumentos de avaliação que possibilitam registro , medida e atribuição de valor das aprendizagens no contexto da educação híbrida passíveis de serem aplicados na etapa presencial e na remota com diferentes recursos tecnológicos.


Andrea Patapoff Dal Coleto (Palestrante)
Pedagoga e doutora em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua na formação e no aperfeiçoamento de professores e gestores da Educação Infantil. Ministra cursos, seminários e palestras na área do desenvolvimento humano, currículo e metodologias ativas. Membro e colaboradora do Laboratório de Psicologia Genética da FE-Unicamp. Atualmente é docente do curso de extensão em Educação Infantil para professores da FE/UNICAMP. Atua como assessora pedagógica para gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de algumas redes municipais de ensino. Participou como redatora da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil juntamente com o MEC. Faz parte do Conselho Consultivo da Câmara Temática da Diretoria de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Educação da ANEBHI – Associação Nacional de Educação Básica Híbrida.


Lana Paula Crivelaro Monteiro De Almeida (Palestrante)
Pós Doutoranda na Cátedra de Ed. Básica USP; Pós Doutora em Educação e Saúde pela UNIFOR; Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. É Presidente do Conselho de Ética da ANEBHI; Consultora UNESCO; Foi Coordenadora ABED no Estado do Ceará e Diretora de Ed. Básica. Atua há mais de 20 anos como Diretora Educacional em renomadas Universidades e tem vasta experiência em Formação de Educadores, Metodologias Ativas e Educação a Distância e Híbrida. É Diretora Pedagógica na RL Educacional.


Fernando Leme Do Prado (Palestrante)
Doutor em Educação (PUC-SP); Mestre em Educação (UNICAMP); Licenciado em Matemática, Física e Pedagogia; Ex-Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Medicina de Jundiaí; Ex-Presidente da Associação Nacional da Educação Tecnológica – ANET; Membro Fundador do Fórum de Educação Profissional do Estado de São Paulo; Diretor da Educação Profissional da Associação Nacional da Educação Básica Híbrida – ANEBHI; Autor dos livros: “Os novos cursos de graduação tecnológica” e “Metodologia de Projetos”.


Maria Inês Fini (Coordenadora)
Maria Inês Fini, doutora em Ciências, pedagoga, professora e pesquisadora, foi fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, assessora de prefeituras, secretaria estaduais e instituições privadas na área de Currículo e Avaliação da educação básica e superior. Ocupou a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências do INEP onde coordenou e implantou o projeto do ENEM e do ENCCEJA até 2002. Ocupou a presidência do INEP de maio de 2016 até janeiro de 2019. Pesquisadora hour concours da Cátedra de Educação Básica do IEA/USP. Atualmente preside a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida – ANEBHI

Resumo

Serão 3 apresentações de 15 minutos, em cada uma das quatro salas.

Resumo

 


 

Fernando Reimers (Palestrante)
Professor de Prática de Educação Internacional da Fundação Ford e Diretor da Global Education Innovation Initiative e do International Education Policy Masters Program da Harvard University. Um especialista na área de Educação Global, sua pesquisa e ensino enfocam a compreensão de como educar crianças e jovens para que possam prosperar no século 21. Ele é membro da comissão de alto nível da UNESCO para o Futuro da Educação


 

Cláudia Costin (Comentadora)
Fundadora e diretora do FGV CEIPE – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e co-fundadora do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco e do Conselho Administrativo da Qatar Foundation.


 

Manuel Palacios (Comentador)
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1978), mestrado em Ciências Sociais Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, educação, avaliação de políticas públicas, gestão escolar e avaliação


 

Maria Helena Guimarães De Castro (Coordenadora)
Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada dessa Universidade, foi também Professora Visitante da Universidade de Grenoble, França. Atualmente Presidente do Conselho Nacional de Educação/CNE e Presidente da ABAVE. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e responsável pela coordenação do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC. No mesmo período, foi vice-presidente do Conselho de Governança do PISA/OCDE e membro do Comitê Diretivo da Agenda 2030 da UNESCO.

LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS

XI REUNIÃO DA ABAVE E VII CONBRATRI

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES

XI REUNIÃO DA ABAVE

TRABALHO

A avaliação na educação profissional: desafios e potencialidades na experiência do Senac MG

A qualidade na docência sob o olhar de diretores, professores e alunos

A variação das práticas de ensino com o clima disciplinar na sala de aula: uma abordagem no contexto do Pisa para Escolas 2019

As Desigualdades Educacionais Latentes no Ideb: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Avaliação dos cursos de graduação no Brasil: Considerações sobre o Sinaes e seu futuro

Avaliação em larga escala da escola básica: conceitos estruturantes e tensividades constitutivas

AVALIAÇÃO EM TEMPOS REMOTOS: Desafios do novo normal nas escolas do ensino fundamental de São Luís Maranhão

Colégio Estadual Waldemiro Pitta: análise do IDEB da escola no período 2009-2019

Competências socioemocionais e bullying: uma abordagem multinível

Construção de Itens para Utilização de Modelos de Diagnóstico Cognitivo em Avaliação Educacional

Desenvolvimento de uma proposta de avaliação das aprendizagens na Educação Infantil mediada por plataforma digital

Desigualdades digitais e seus impactos no desempenho dos estudantes no Enem

Desigualdades no Ideb: Uma Análise da Série Histórica de 2005 a 2019

Desmascaramento de Microdados do Saeb

Educação e COVID-19: O impacto da pandemia na gestão escolar

Efeito da frequência à pré-escola na aptidão física de crianças

Gender and Math Achievement: an exploratory analysis for Brazil using SAEB 2017

Impactos do ensino a distância na inserção laboral de egressos de cursos superiores de tecnologia

Indicador Vulnerabilidade Curitiba (Ivc): Possibilidades De Mapeamento Das Ações De Gestão Com Vistas À Equidade Na Educação Pública Municipal

Interdisciplinaridade no Enem: um estudo de caso das Ciências Humanas a partir do Processamento de Linguagem Natural

Meritocracia para quem? Cor, renda, desempenho no ENEM e acesso ao ensino superior no Brasil

Monitoramento do acesso à creche em municípios do Brasil: possibilidades a partir de variáveis sintomáticas

Mudança nas práticas pedagógicas docentes afetam os resultados escolares? Uma intervenção aleatorizada em um contexto de vulnerabilidade social

O que podemos dizer sobre a aprendizagem de conceitos de genética a partir das questões do Enem?

Pertencimento escolar e competências socioemocionais: um estudo multinível

Práticas de enturmação por habilidade na cidade de São Paulo: desigualdades nos determinantes e nos impactos

Quando os estudantes evadem do curso superior? Fatores associados à evasão de curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Relação entre desenvolvimento cognitivo e socioemocional na Educação Infantil

Saeb e PISA: o que explica diferenças de desempenho dos estudantes nas duas escalas?

Uma análise estatística multivariada do desempenho educacional de cidades de médio porte da região norte do Brasil

What is it about mindset?

A Qualidade Da Educação Básica E As Avaliações Externas: Proposições.

Adesão das iniciativas de Formação Continuada dos Institutos e Fundações do GIFE às variáveis administrativo-pedagógicas que impactam no desempenho escolar

Avalia BH: uma análise dos diferentes aspectos que compõem a avaliação

Avaliação da Aprendizagem no Contexto do Ensino Remoto: É Possível Superar Desigualdades?

Avaliação da implementação de um Programa para desenvolvimento socioemocional nos anos finais do ensino fundamental

Avaliação de Políticas Públicas Educacionais de Responsabilização no Ceará após Homologação da Base Nacional Comum Curricular (2018)

Avaliação E Regulação Da Educação Superior: Atuação Do Conselho Estadual De Educação – CEE na UEMA

Averiguação da política linguística educacional deliberativa dos critérios para avaliação da aprendizagem nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal.

Correlação Canônica da Avaliação Docente e Desempenho do Discente em uma Instituição de Ensino Superior

Fatores associados ao desempenho em Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, baseado no Saeb 2017

Instrumento das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI): uma proposta coerente com os princípios de qualidade da Educação Infantil brasileira.

Novo Ideb: uma contribuição a partir de reflexões teóricas e simulações empíricas

O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa

Políticas de acesso e permanência no ensino superior: efeitos sobre o perfil e conclusão de curso

Políticas de acesso e permanência no ensino superior: efeitos sobre o perfil e conclusão de curso

Processo de Construção de Itens para Avaliação Diagnóstica em Matemática

Programa de Ensino Integral e desempenho Escolar em São Paulo

Prova Diagnóstica 2020: uma análise de caso na Rede Municipal de São Paulo

Reingresso e evasão dos acadêmicos dos cursos de Matemática e Física da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: para onde vão esses alunos?

Sistema de Avaliação Educacional de Teresina: SAETHE

Sistema Nacional De Avaliação: Intervenções Políticas E Pedagógicas

Tentando abrir a caixa preta: sentidos sobre o que o Enem avalia a partir da literatura científica sobre o exame

Testagem Adaptativa Computadorizada na avaliação dos interesses profissionais de estudantes e profissionais da Psicologia

AUTORES

Mayara Capella Silva Cruz de Brito,Raquel Pereira Alvares

Natalia Puentes,Lia C.O.B Glaz,Cesar Cavinato Cal Abad,Lucas A. Pereira,Irineu Loturco Filho

Alice Nabiça Moraes,nilma fontanive,Suely da Silva Rodrigues

Fernanda Luiza Tobias,José Francisco Soares

Paulo Meyer Nascimento

Renato Melo Ribeiro,Sandra Zákia Sousa

Dalmiran Colaço Silva,Marcia Thais Soares Serra Pereira,Dayane De Sousa Vasconcelos França

Karina Hernandes Neves,Raphael de Andrade Ribeiro

Ana Carolina Zuanazzi,Karen Cristine Teixeira,Ana Carla Crispim,Ricardo Primi,Daniel Santos,Filip De Fruyt,Oliver O. John

Thomaz Edson Veloso da Silva,Jorge Herbert Soares de Lira

Juliana Pagliarelli dos Reis,Julia Scalco Pereira

Denilson Junio Marques Soares,Talita Emidio Andrade Soares,Wagner dos Santos

Francisco Augusto da Costa Garcia,Girlene Ribeiro de Jesus,Gizelle Alves Xavier dos Santos

Eduardo Rodrigues Capocchi

Lara Simielli,Ariane Faria dos Santos

Daniel Kreuger De Aguiar,Tiago Bartholo

Raquel Rangel de Meireles Guimarães,Ana Carolina Tedesco,Elis Luge

André Gambier Campos,Roberto Di Benedetto

Maria Sílvia Bacila,OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA,Andre Felipe Zilio Da Silva,Andressa Woellner Duarte Pereira

Ester Pereira Neves de Macedo,Flávia Ghignone Braga Ribeiro,Alexandre Jaloto,Danielle de Oliveira Costa

Flavio Carvalhaes

André Augusto dos Anjos Couto

Tássia de Souza Cruz,Ariana Britto,Eduardo Sá

Priscila Matos Resinentti,Marta Feijó Barroso,Gustavo Motta Rubini

Ana Carla Crispim,Karen Cristine Teixeira,Ana Carolina Zuanazzi,Ricardo Primi,Daniel Santos,Oliver O. John,Filip De Fruyt

Leandro Seiti Anazawa,Elaine Toldo Pazello

Melina Klitzke

Karina Porciuncula de Almeida Rodrigues Santos,Tiago Bartholo

Maria Isabel Accoroni Theodoro Habenschus,Roberta Loboda Biondi Nastari,José Francisco Soares,Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave,Daniel Santos

Mozart Neves Ramos,Antonio José Da Costa Filho,Juliana Da Silva Dias

Ana Trindade Ribeiro,Eric Bettinger,Guilherme Lichand

Geraldo Vicente da Silva

Nathalia Francine de Souza,Alexandre Pereira Salgado Junior,Perla Calil Pongeluppe Whady Rebehy,Yago Silveira Marinzeck Santos

Andréia Francisco Afonso,Rita de Cássia Reis

Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento

Mayra Antonelli Ponti,Ricardo Marinho de Mello de Picoli,Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave,Daniel Santos

Vitória Santana De Salles Galvao,Irlanda Brandão Mesquita

Nadja Fonseca Da Silva,Gabriely Araújo Pinto

Glauco Wright da Silva

Naiara Fernanda Johnsson,Bruno Eduardo Pereira

Cláudia Jung Prado,Silvana Ligia Vincenzi,Pedro Alberto Barbetta

Camila Martins De Souza Silva,Thais Isabely Catellan,Alessandra Luzia de Rezende,Gabriela Martins

Clarissa Guimaraes Rodrigues,Adolfo Oliveira,Alvana Maria Bof,Luana Bergmann Soares

Julia Elena Córdoba Vieira,Mayra Antonelli Ponti,Fabiana Maris Versuti,Daniel Santos

Julia Elena Córdoba Vieira,Mayra Antonelli Ponti,Fabiana Maris Versuti,Daniel Santos

Rosileia Lucia Nierotka,Alicia Bonamino,Felicia Silva Picanco

Emiliana Aparecida Corrêa,Lizandra Da Silva Menegon

Yuri de Macedo Passuelo,Veneziano de Castro Araújo,Eloiza Regina Ferreira Almeida,Solange Ledi Gonçalves

Thiago Fernando Ferreira Costa,Marcelo Rivelino Rodrigues,Claudio Maroja,Luciano Girotto

Raquel da Fontoura Nicolette,Inácio Puntel

Deise Maria Higino Holanda Cordeiro,Eusilene Da Rocha Ferreira,Silvia Valeria Brito De Castro Dos Anjos,Valdete Maria Da Silva

Eusilene Da Rocha Ferreira,Deise Maria Higino Holanda Cordeiro,Silvia Valeria Brito De Castro Dos Anjos,Valdete Maria Da Silva

Juca Dorea de Castro Chaves,André Vitor Fernandes dos Santos

Gustavo Henrique Martins,Felipe Dinardi,Araê Cainã Zani de Souza,Alexandre Jaloto,Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

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VII CONBRATRI

TRABALHO

Aplicação do Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado Multidimensional

Aplicação do Modelo Logístico de 3 Parâmetros da Tri E A Criação da Escala de Níveis na Prova Curitiba

Comparabilidade de testes educacionais impressos e informatizados pela Teoria de Resposta ao Item

E se o Enem fosse aplicado na forma de uma testagem adaptativa computadorizada?

Exames de Ingresso no Ensino Superior, Viés de Seleção e Accountability Educacional: Uma Análise do ENEM

Funcionamento diferencial dos itens como estratégia para avaliar os efeitos da apropriação desigual de computadores com acesso à internet no desempenho de estudantes no Enem

Indicador de infraestrutura escolar

Novas Medidas de Qualidade de Ajuste e de Comportamento Diferencial do Item (DIF)

Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem

A importância dos questionários contextuais: achados sobre a afetividade na prática pedagógica

Análise Exploratória das Notas do ENEM 2019 Considerando Algumas Variáveis dos Candidatos

Aplicação de escalas de Teoria de Resposta ao Item na área de Tecnologia da Informação e Comunicação

Complex Mokken reveals some key findings of the PeNSE Survey

Enade 2019: estudo da satisfação de estudantes de uma IES por meio da Teoria da Resposta ao Item

Estudo dos Fatores Associados à Proficiência Abaixo do Básico em Língua Portuguesa no Saeb 2017

Fatores associados ao desempenho dos alunos de Engenharia de Produção no ENADE

PS10: Análise psicométrica fácil

Simulações sobre o efeito do tamanho da amostra na precisão da estimação dos parâmetros dos modelos da teoria da resposta ao item

Teste Adaptativo no Moodle via R

AUTORES

Silvio Aparecido da Silva,Dalton Francisco de Andrade,Silvana Ligia Vincenzi

Oséias Santos de Oliveira,Andre Felipe Zilio da Silva,Maria Sílvia Bacila,Simone Zampier da Silva

Alexandra Waltrick Russi,Lizandra da Silva Menegon,Gabriel Plácido Teixeira da Silva

Alexandre Jaloto,Ricardo Primi

Reynaldo Fernandes,Elaine Toldo Pazello,Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave,Leandro Seiti Anazawa

Denilson Junio Marques Soares,Talita Emidio Andrade Soares,Wagner dos Santos

Cláudia Jung Prado,Silvana Ligia Vincenzi,Pedro Alberto Barbetta

Leandro Lins Marino,Ruben Klein

Fernando da Espiritu Santo Filho,Caio Hofmann Francisco Alves,Fausto Coutinho Lourenço,Gustavo Henrique Nunes,Raphael Camara Theophilo de Almeida

Juliana Pagliarelli dos Reis,Ana Carolina da Cruz

Daniel Castagna Santos,Daniel Roberto de Aguiar,Marco César da Silva,Paula Zomignani Oliveira,Luiz Ricardo Nakamura

Eduardo Henrique de Borba,Rafael Tezza

Marcia Santos Andrade

Débora Spenassato,Rafael Tezza

Andre Felipe Zilio da Silva,Yohana Taise Hoffmann,Marcelo Menezes Reis,Luiz Ricardo Nakamura

Fernanda Ramos Langa,Pedro Alberto Barbetta,Luiz Ricardo Nakamura,Dalton Francisco De Andrade

João Vitor do Nascimento Pedroso Monteiro

Hugo Kenji Pereira Harada,Lucia Pereira Barroso,Júlia Maria Pavan Soler,Heliton R. Tavares

João Ricardo Minoru Nagasava,Matheus Rizzi,Wesley Pereira da Silva,João Vitor do Nascimento,Elias Silva de Oliveira,Mariana Cúri

MODALIDADE

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© 2021 | XI REUNIÃO DA ABAVE E XII COBRATRI

COMISSÃO ORGANIZADORA

Maria Helena Guimarães de Castro
Reynaldo Fernandes (coordenador)
Ricardo Primi (coordenador)
Adolfo Ignacio Calderón
Leandro Lins Marino
Sílvia Véspoli Godoy (apoio)
Thaise Amorim (apoio)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adolfo Ignacio Calderón
Adriano Ferreti Borgatto
Alicia Bonamino
Amaury Patrick Gremaud
Dalton Francisco de Andrade
Girlene Ribeiro de Jesus
Heliton Ribeiro Tavares
Joaquim José Soares Neto
José Francisco Soares
Leandro Lins Marino
Lina Katia Mesquita e Oliveira
Luiz Guilherme Dacar Scorzafave
Maria Helena Guimarães de Castro
Maria Inês Fini
Mariana Curi
Nigel Brooke
Nilma Santos Fontanive
Pedro Alberto Barbetta
Priscilla de Albuquerque Tavares
Reynaldo Fernandes
Ricardo Primi
Robert Verhine
Ruben Klein
Tufi Machado Soares
Wagner Rezende

DIRETORIA

Presidente: Maria Helena Guimaraes de Castro

Vice Presidente: Lina Kátia Mesquita de Oliveira

Diretora Administrativa: Nilma Santos Fontanive

Diretor Acadêmico: Ricardo Primi

Diretora Financeira: Priscilla de Albuquerque Tavares

CONSELHO CIENTIFICO

Alícia Maria Catalano de Bonamino
Adolfo Ignacio Calderón
Maria Ines Fini
Reynaldo Fernandes
Robert Evan Verhine
Ruben Klein

 

CONSELHO FISCAL

Girlene Ribeiro de Jesus
Leandro Lins Marino
Wagner Silveira Rezende